MONITORIA UNIVERSITÁRIA

RELATOS DE EXPERIÊNCIA À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO

Autores

  • Laís Fernanda Podsclan Gavioli UEMS - Paranaíba
  • Lucélia Tavares Guimarães UEMS - Paranaíba

Palavras-chave:

Monitoria, Trabalho, Relato de experiência

Resumo

Em síntese, no seguinte trabalho, apresenta-se um relato de experiência oriundo das atividades de monitoria realizadas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Paranaíba, entre o período de abril a novembro do ano letivo de 2022, destinado aos alunos e alunas do segundo ano do curso de Pedagogia, na disciplina de Política Educacional. Objetivou-se trazer breves reflexões acerca da experiência como aluna monitora, dentre as quais procuramos tratar, com centralidade, sobre o déficit de procura pelos discentes do curso pelos atendimentos de monitoria, fato que chamou a atenção no decorrer das atividades desenvolvidas. Considerando o perfil dos discentes do Curso de Pedagogia podemos inferir que a condição de aluno trabalhador não possibilita que eles possam ocupar os espaços da Universidade, ou seja, que participem de atividades que são ofertadas, por exemplo, no contra turno. Do ponto de vista metodológico optou-se por fazer uma análise marxista da realidade considerando a teoria marxiana a partir das categorias do materialismo histórico dialético, como: trabalho, alienação e emancipação. A partir do exposto, espera-se que os estudantes tenham a possibilidade de realizar a crítica sobre a função social da Universidade, suas limitações e possibilidades, mas que tenham também consciência e vejam a monitoria como uma oportunidade de apropriação de conhecimentos acadêmicos, colocando a práxis como centralidade na sua formação. Para o desenvolvimento deste trabalho, o caminho metodológico da investigação envolveu estudos a partir da revisão bibliográfica, fundamentado na leitura de outros relatos de experiências de monitoria na Universidade e em autores marxistas, além dos relatórios da monitoria.

Biografia do Autor

Laís Fernanda Podsclan Gavioli, UEMS - Paranaíba

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS.

Lucélia Tavares Guimarães, UEMS - Paranaíba

Docente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

FRIEDLANDER, M. R. Alunos-monitores: uma experiência em Fundamentos de Enfermagem. Rev. Esc Enf. USP, São Paulo, 76(2):113-120,1984.

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 144-158, 2011.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014.

SILVA, João Carlos da. Educação e alienação em Marx: contribuições teórico-metodológicas para pensar a história da educação. 2005.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Gavioli, L. F. P., & Guimarães, L. T. (2023). MONITORIA UNIVERSITÁRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO. ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 179–185. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9107