MONITORIA UNIVERSITÁRIA
RELATOS DE EXPERIÊNCIA À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
Palavras-chave:
Monitoria, Trabalho, Relato de experiênciaResumo
Em síntese, no seguinte trabalho, apresenta-se um relato de experiência oriundo das atividades de monitoria realizadas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Paranaíba, entre o período de abril a novembro do ano letivo de 2022, destinado aos alunos e alunas do segundo ano do curso de Pedagogia, na disciplina de Política Educacional. Objetivou-se trazer breves reflexões acerca da experiência como aluna monitora, dentre as quais procuramos tratar, com centralidade, sobre o déficit de procura pelos discentes do curso pelos atendimentos de monitoria, fato que chamou a atenção no decorrer das atividades desenvolvidas. Considerando o perfil dos discentes do Curso de Pedagogia podemos inferir que a condição de aluno trabalhador não possibilita que eles possam ocupar os espaços da Universidade, ou seja, que participem de atividades que são ofertadas, por exemplo, no contra turno. Do ponto de vista metodológico optou-se por fazer uma análise marxista da realidade considerando a teoria marxiana a partir das categorias do materialismo histórico dialético, como: trabalho, alienação e emancipação. A partir do exposto, espera-se que os estudantes tenham a possibilidade de realizar a crítica sobre a função social da Universidade, suas limitações e possibilidades, mas que tenham também consciência e vejam a monitoria como uma oportunidade de apropriação de conhecimentos acadêmicos, colocando a práxis como centralidade na sua formação. Para o desenvolvimento deste trabalho, o caminho metodológico da investigação envolveu estudos a partir da revisão bibliográfica, fundamentado na leitura de outros relatos de experiências de monitoria na Universidade e em autores marxistas, além dos relatórios da monitoria.
Referências
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