A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS SINDICALISTAS APOSENTADAS
RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA DE MESTRADO
Palavras-chave:
Professor sindicalista, Análise de Discurso, Formação identitária; APEOESPResumo
A presente pesquisa de Dissertação de Mestrado (resultados parciais) fundamenta-se nos preceitos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, e tem como objetivo analisar o discurso das professoras sindicalistas aposentadas, membros da APEOESP da cidade de Jales SP. Por meio da pesquisa de campo, analisaremos aspectos sobre a formação identitária dessas professoras, a fim de investigar como se manifesta o discurso sindical na sua constituição identitária. Dessa maneira, discorreremos sobre a formação sindical (APEOESP) na cidade de Jales SP, desde a sua fundação até as manifestações e lutas atuais, bem como os preceitos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa que direcionará o nosso olhar na análise dos dados. Assim, salientaremos as experiências e desafios que essas professoras enfrentaram no tempo de suas vivências nesse grupo social, de forma a destacar os efeitos de sentido presentes no discurso sindical dessas professoras. Serão analisados aspectos sobre a interdiscursividade, refletindo acerca da materialidade que intervêm na sua construção identitária. Para tanto, propomos uma pesquisa de campo com natureza qualitativa, com caráter analítico, e o recurso da revisão bibliográfica, bem como análise de dados a partir de entrevista semiestruturada. O trabalho interpretativo será sob a ótica da análise do discurso, considerando as contribuições de autores como: Bakhtin (2006), Coracini (2007), Foucault (2008), Gregolin (2002), Orlandi (2002), Pêcheux (2008), dentre outros. Consideramos que essas professoras permanecem sindicalizadas, mesmo estando aposentadas, uma vez que buscam no sindicato possibilidades de avanços nas políticas públicas educacionais, fortalecendo o reconhecimento e a valorização da categoria.
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