PESQUISAS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EGRESSOS DE EJA QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabricia Cristina Fernandes UEMS - Paranaíba
  • Milka Helena Carrilho Slavez UEMS - Paranaíba

Palavras-chave:

Egressos de EJA no ensino superior, Trajetórias de egressos de EJA, Desafios de alunos de EJA no ensino superior

Resumo

O foco da presente apresentação de resultados refere-se à pesquisa que está sendo executada com relação aos egressos de EJA que ingressam no ensino superior. Nesse sentido, tem-se executado atividades de pesquisa relacionadas a essa temática. Como subsídio para a obtenção de dados, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD, responsável por disponibilizar trabalhos acadêmicos para pesquisa. A presente discussão insere-se, portanto, no contexto da pesquisa de mestrado intitulada “Desigualdade social e insucesso escolar: trajetórias e perspectivas de egressos de EJA que ingressam no ensino superior”, da linha Linguagem, Educação e Cultura, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, unidade de Paranaíba. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar estudos que abordam o tema relacionado aos egressos de EJA no ensino superior, com foco em compreender o caminho percorrido pelos estudantes que concluíram essa modalidade de ensino, examinando sua inserção no ensino superior e no mercado de trabalho. Apresenta-se nesse sentido, a intenção de identificar os obstáculos e desafios que eles enfrentam ao buscar capacitação e ascensão social, bem como entender as vantagens e possibilidades oferecidas pela EJA no que diz respeito ao crescimento pessoal e profissional desses sujeitos. O período de investigação escolhido foi de 1996 a 2022, considerando o ano inicial em questão por representar um marco para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil (LDB 9394/96), reconhecendo sua importância como modalidade de ensino e estabelecendo diretrizes para sua oferta e organização e os trajetos em que esta modalidade de ensino percorreu. Para a realização da pesquisa, foram selecionados 03 descritores a fim de buscar trabalhos relacionados ao tema. Enquanto dado a ser evidenciado na presente discussão, temos que, ao utilizar o descritor “Egressos de EJA” no ensino superior foram encontrados vinte trabalhos, no descritor “Trajetórias de egressos de EJA” o total de dezesseis trabalho, e sessenta e dois trabalhos para o descritor “Desafios de alunos de EJA no ensino superior”, o que ratifica a necessidade de atualizações científicas no que se refere à temática de egressos de EJA e sua trajetória tendo em vista a colaboração do pesquisador para com a literatura acerca do tema.

Biografia do Autor

Fabricia Cristina Fernandes, UEMS - Paranaíba

Mestranda em Educação, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Milka Helena Carrilho Slavez, UEMS - Paranaíba

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora adjunta do curso de Pedagogia e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Fernandes, F. C., & Slavez, M. H. C. (2023). PESQUISAS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EGRESSOS DE EJA QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR . ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 147–155. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9103