OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MEDIANTE O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Educação superior, Mídias digitais, Pandemia, Ensino remoto emergencial.Resumo
O presente artigo se propõe a discutir a respeito da utilização das mídias digitais na educação em tempos de pandemia, principalmente em relação à implantação do ensino remoto emergencial de maneira tão inesperada e sem capacitação docente, de modo que possamos refletir sobre suas implicações para a contemporaneidade. Para analisar a abordagem, a metodologia adotada é de ordem qualitativa, tendo como subsídio os estudos e pesquisas já publicadas nesta temática, visando examinar um conjunto de informações a respeito do uso das tecnologias na educação. Partindo deste movimento analítico que abrange o uso das mídias digitais, entendemos ser possível contribuir para um maior conhecimento acerca do tema. Para embasar a nossa pesquisa foram utilizados, principalmente, os estudos dos autores: Mill e Veloso (2022), Moreira e Schlemmer (2020), Santos (2020) e Gusso (2020). Tais estudos trouxeram evidências de que a velocidade das transformações tecnológicas exige adequação sistêmica no contexto educacional, demonstrando a necessidade de constante atualização na capacitação dos professores e na infraestrutura escolar. Quanto aos desafios que emergem na educação superior, surgem a ampliação das desigualdades educacionais, a fragmentação do processo de ensinar e a sobrecarga docente no enfrentamento das aulas no ensino remoto emergencial.
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