UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO DO BRASIL
ATUAÇÃO DA UNIBB COMO SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Universidade corporativa do Banco do Brasil, Cultura organizacional, Aperfeiçoamento profissionalResumo
O artigo discute a atuação das Universidades Corporativas (UCs), tendo como objeto de estudo a Universidade Corporativa do Banco do Brasil (UniBB). Iniciando com uma breve história das UCs, o texto apresenta o surgimento da UniBB em 2002, embora o Banco do Brasil já desenvolvesse treinamentos internos desde 1965. A UniBB tem como objetivo aprimorar as habilidades técnicas (hard skills), e também comportamentais (soft skills) dos funcionários. Atualmente, a UniBB oferece mais de 260 cursos para mais de 84 mil trabalhadores do Banco do Brasil. Com base em fontes teóricas e empíricas da Educação Corporativa e estudos culturais, o artigo propõe uma análise de conteúdo para entender como a UniBB se posiciona como uma ferramenta educacional e de formação profissional, verificando sua estratégia no desenvolvimento dos trabalhadores em diferentes contextos a partir da análise de três cursos (Educação Corporativa: Panorama e melhores práticas; Empresas e a prevenção à corrupção; e Psicologia de meta). O texto destaca a relevância do Banco do Brasil no cenário nacional e da UniBB, considerada uma das maiores e mais tradicionais Universidades Corporativas do Brasil. A metodologia do estudo se baseia em métodos indutivos e intuitivos, com o objetivo de ir além da leitura superficial do discurso da UniBB.
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