AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO PROJETO DO ZAPATISMO

INTERSETORIALIDADE EM DEFESA DA MADRE TIERRA

Autores

  • Cláudio Rodrigues da Silva UNESP

Palavras-chave:

Movimento Zapatist, Agroecologia, Educação autônoma

Resumo

Com o subsídio de estudos empíricos, bibliográficos e documentais, nesta comunicação tem-se por objetivo apresentar apontamentos sobre desafios enfrentados pelo Zapatismo (Chiapas – México) para a execução do seu projeto agroecológico. Esse Movimento enfrenta condições adversas para a consecução do seu projeto agroecológico, devido ao avanço, em seus territórios e seus entornos, de projetos de desenvolvimento econômico de variados portes, pautados por perspectivas incompatíveis com a agroecologia. Por outro lado, o Movimento, não sem contradições e condições adversas, registra casos exitosos, implementando variadas iniciativas para a execução do seu projeto agroecológico, que, além da produção de alimentos saudáveis, visa a defesa da Madre Tierra, objetivo esse imbricado com a questão dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, UNESP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília.

Referências

AGUIRRE ROJAS, C. A. Mandar obedeciendo: las lecciones políticas del neozapatismo mexicano. México, DF: Contrahistorias, 2008.

BARBOSA, L. P. Educación, resistencia y movimientos sociales: la praxis educativo-política de los Sin Tierra y de los Zapatistas. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2015.

BASCHET, J. Adiós al capitalismo: autonomía, sociedad del buen vivir y multiplicidad de mundos. Espanha: Ned Ediciones, 2015.

CHRISTLIEB, P. F. Justicia Autónoma Zapatista Zona Selva Tzeltal. Ciudad de México: Estampa; Ediciones Autónom@s, 2014

DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1988.

EJÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERACIÓN NACIONAL (EZLN). Primera Declaración de la Selva Lacandona. México, 1994. Disponível em: http://enlacezapatista.ezln.org.mx/1994/01/01/primera-declaracion-de-la-selva-lacandona/. Acesso em: 7 abr. 2014.

FUSER, I. México em transe. São Paulo: Scritta, 1995.

MONTEMAYOR, C. Chiapas, la rebelión indígena de México. Ciudad de México: Randon House Mondadori, 2009

NOVAES, H. T.; PIRES, J. H. S. Corporações transnacionais, a agenda agroecológica do MST e as escolas de agroecologia. In: NOVAES, H. T.; DAL RI, N. M. (org.). Movimentos sociais e crises contemporâneas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 269-296.

SILVA, C. R. Educação em movimentos sociais: princípios educativos comuns ao Movimento Zapatista e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 2019. 410 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

SILVA, C. R. ZAD de Notre-Dame-des-Landes: uma história de autoorganização, autoeducação, autogestão e de resistência popular. Espaço Acadêmico, Maringá, a. XVIII, n. 205, p. 127-130, jun. 2018.

TRATADO DE LIBRE COMERCIO DE AMERICA DEL NORTE (TLCAN). [199-]. Disponível em: https://idatd.cepal.org/Normativas/TLCAN/Espanol/Tratado_de_Libre_Comercio_de_Americ a_del_Norte-TLCAN.pdf. Acesso em: 13 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Silva, C. R. da. (2023). AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO PROJETO DO ZAPATISMO: INTERSETORIALIDADE EM DEFESA DA MADRE TIERRA. ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 66–74. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9094