INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, VIOLÊNCIA E PREJUÍZOS (I)MATERIAIS AOS GUARANI E KAIOWÁ

Autores

  • Kelvi Faria Pereira UEMS
  • Amanda Cristina Danaga UEMS

Palavras-chave:

Intolerância religiosa, Violência, Guarani, Kaiowá

Resumo

Muitos indígenas tem morrido no Brasil vítimas da intolerância e do preconceito. Desde a chegada dos colonizadores há 522 anos. A intolerância religiosa é um dos motivos que levam ao aumento dessa violência. Os povos Guarani e Kaiowá, dentre os inúmeros povos indígenas no Brasil, foram escolhidos para esse estudo, pois eles vêm sofrendo ataques motivados pela intolerância religiosa. Além do aumento da violência contra a pessoa indígena, registra-se um crescimento da violência contra o patrimônio, com a queima das Casas de Reza, lugares de grande espiritualidade para os Guarani e Kaiowá.  Este trabalho possui como objetivo a  compreensão dos tipos de violências sofridas pelos povos indígenas Guarani e Kaiowá de MS, com ênfase na violência que decorre da intolerância religiosa, como a queima das Casas de Rezas, analisando quais são os prejuízos materiais e imateriais, de modo a compreender as relações de proximidade entre agressores e vítimas da violência supracitada. Trata-se de uma pesquisa de revisão documental e bibliográfica, a fim de criar um arcabouço teórico suficiente para entender o começo da intolerância religiosa entre a religião dos indígenas e não indígenas, para objetivar a compreensão da problemática e realidade social vivenciada, refletindo acerca da violência e dos prejuízos materiais e imateriais dos povos Guarani e Kaiowá. Obteve-se, como resultado, ainda que parcial, a existência da necessidade de compreender os conceitos de terra, território e territorialidade, para que seja possível entender sobre o início da violência e prejuízos (i)materiais decorrentes das violações de direitos dos povos indígenas Guarani e Kaiowá.

Biografia do Autor

Kelvi Faria Pereira, UEMS

Graduando em Direito, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba.

Amanda Cristina Danaga , UEMS

Profa. Dra. de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba.

Referências

ANMIGA, Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade. Manifesto Contra a Violência de Gênero, Racismo Contra a Mulher Indígena, e da Intolerância Religiosa, e Contra a Inconstitucionalidade da Proposta de Lei N°191/2020. s.d. Disponível em: https://anmiga.org/manifesto-contra-a-violencia-de-genero-racismo-contra-a-mulher-indigena-e-da-intolerancia-religiosa-e-contra-a-inconstitucionalidade-da-proposta-de-lei-n191-2020/. Acesso em: 13 mar. 2022.

BRAND, Antônio Jacó et al. Território e Sustentabilidade entre os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. 2005. Disponível em: https://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.23/ANPUH.S23.0137.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Colonialismo, Território E Territorialidade: a luta pela terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul. a luta pela terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul. 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106620/cavalcante_tlv_dr_assis.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.

CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do tekoha à reserva, do tekoharã ao tekoha. 2015. Disponível em: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2017/02/Aline-Castilho-Crespe_tese.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

GALLOIS, Dominique Tilkin. Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades?. Fany Ricardo. (Org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação da Natureza. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004, v. , p. 37-41

GUASU, Kuñangue Aty et al. Intolerância religiosa, racismo religioso e casas de rezas Kaiowá e Guarani queimadas. 2022. Disponível em: https://apiboficial.org/files/2022/03/Relato%CC%81rio_Intolera%CC%82ncia-religiosa-racismo-religioso-e-casa-de-rezas-queimadas-em-comunidades-Kaiowa%CC%81-e-Guarani.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

URQUIZA, Antonio Hilario Aguilera; PRADO, José Henrique. O impacto do processo de territorialização dos Kaiowá e Guarani no sul de Mato Grosso do Sul. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344559539_O_impacto_do_processo_de_territorializacao_dos_Kaiowa_e_Guarani_no_sul_de_Mato_Grosso_do_Sul. Acesso em: 15 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Pereira, K. F., & Danaga , A. C. (2023). INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, VIOLÊNCIA E PREJUÍZOS (I)MATERIAIS AOS GUARANI E KAIOWÁ. ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 46–53. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9092

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)