(RE)VISITANDO A LITERATURA QUE TRATA DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Arlindo Alves da Costa, Milka Helena Carrilho Slavez

Resumo


A presente pesquisa propõe-se apresentar a literatura que trata do processo de formação da identidade profissional docente em professores de Ensino Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da análise de sua trajetória de formação profissional e pessoal, as condições institucionais estabelecidas para essa construção e a motivação pela escolha da docência. Realizou-se para tanto, revisão bibliográfica sobre a construção da identidade profissional docente, para o entendimento de como os processos identitários do sujeito/profissional docente, vem sendo retratadas em teses e dissertações. O levantamento bibliográfico, foi realizado entre os meses de outubro e novembro de 2016, no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio da sua Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Será empregada para o tratamento e interpretação dos dados qualitativos da pesquisa a análise de conteúdo proposta por Bardin (1995), e o processo de triangulação de dados segundo Brito e Leonardos (2002), que se fundamenta na literatura científica apoiada em Berger e Luckmann (2014) que apresenta o respaldo teórico necessário a respeito do processo de socialização, em Dubar (1997; 2005) com relação à identidade profissional e em Ciampa (1987; 2004) sobre identidade. A pesquisa em andamento aponta a princípio que a constituição identitárias do profissional docente é produto das suas relações sociais, tanto com sua prática pedagógica, quanto com a sua formação e história de vida. A pesquisa após análise final dos resultados pretende pontuar quais são os aspectos fundamentais para compreender a trajetória de formação e as mediações mobilizadas para essa construção inserida no contexto histórico social do sujeito, compreendendo a influência do papel social na docência.


Palavras-chave


Identidade Profissional; Ensino Técnico Profissionalizante; Formação Docente

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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719