UMA NOVA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O CAMPO

Autores

  • Vanessa de Arruda Brunca
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Resumo

O presente artigo é recorte do trabalho de conclusão do curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, apresentado no ano de 2007. O referido artigo aborda a temática da educação do campo, apresentando um breve estudo sobre a concepção de educação para o campo apresentado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)- Pedagogia do Movimento, como uma nova proposta de educação do campo. O objetivo geral é o de contribuir por meio da pesquisa, para a reflexão acerca desse tema. Para o alcance desse objetivo, foi realizada a revisão bibliográfica, direcionada para a educação do campo e para a proposta de educação do MST. Sabe-se que a educação pública necessita de muitos investimentos, essencialmente nas escolas do campo, que ficam à margem da educação. O amparo da legislação à educação do campo, significa que o governo percebeu por meio das lutas do movimento social do campo, a necessidade de haver uma educação para o homem do campo, mas somente o amparo não garante a efetivação dessa lei, ainda é preciso lutar para que se invista mais na educação do campo, para que a educação proposta na legislação seja, de fato, executada.Dessa maneira, faz-se necessário que o governo reconheça a importância do campo, do trabalho e da cultura do camponês, colocando suas propostas em prática, investindo nesse espaço tão renegado ao longo dos tempos.

 

Palavras-chave: Educação do campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Pedagogia do Movimento.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

de Arruda Brunca, V., & Mantovani Bertoletti, E. N. (2016). UMA NOVA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O CAMPO. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3491