UMA APRESENTAÇÃO REFLEXIVA DA SEXUALIDADE HUMANA NO ESPAÇO ESCOLAR: DA NEGAÇÃO A EMANCIPAÇÃO ERÓTICA

Autores

  • Milene Ferreira Bezerra
  • Cátia Seifert

Resumo

A  sexualidade humana  é um  assunto pouco discutido na  escola,  embora  seja um dos  temas transversais  apontados  pelos  Parâmetros  Curriculares Nacionais  (PCN)  para  ser  trabalhado nas instituições escolares. Isso acontece porque ainda vivemos numa sociedade marcada pela cultura  centralista  e  patriarcal,  repressora  do  erotismo  humano.  Desta  forma,  o  presente trabalho intenta esboçar uma análise crítica sobre o termo sexualidade, objetivando despertar uma  reflexão  emancipatória  entre educadores  e  educandos  sobre  as  manifestações  da sexualidade.  Para  tanto,  recorreu-se  à  pesquisa  bibliográfica,  por meio  da  qual  foi  possível traçar  uma  breve  análise  sobre  a  história  da  sexualidade  e  seus  conflitos. Os  resultados  da pesquisa apontam para a urgência em se discutir a  temática na escola, a fim de se implantar um discurso humanizador e crítico para fomentar o debate sobre as questões sexuais e, assim, desmistificar  ideologias preconceituosas e domesticadoras, disseminadas ao  longo do  tempo pelos detentores do poder.

 

Palavras-chave: Sexualidade na escola. Educação Sexual. Orientação Sexual. Erotismo.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Bezerra, M. F., & Seifert, C. (2016). UMA APRESENTAÇÃO REFLEXIVA DA SEXUALIDADE HUMANA NO ESPAÇO ESCOLAR: DA NEGAÇÃO A EMANCIPAÇÃO ERÓTICA. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3489