UMA APRESENTAÇÃO REFLEXIVA DA SEXUALIDADE HUMANA NO ESPAÇO ESCOLAR: DA NEGAÇÃO A EMANCIPAÇÃO ERÓTICA
Resumo
A sexualidade humana é um assunto pouco discutido na escola, embora seja um dos temas transversais apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para ser trabalhado nas instituições escolares. Isso acontece porque ainda vivemos numa sociedade marcada pela cultura centralista e patriarcal, repressora do erotismo humano. Desta forma, o presente trabalho intenta esboçar uma análise crítica sobre o termo sexualidade, objetivando despertar uma reflexão emancipatória entre educadores e educandos sobre as manifestações da sexualidade. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi possível traçar uma breve análise sobre a história da sexualidade e seus conflitos. Os resultados da pesquisa apontam para a urgência em se discutir a temática na escola, a fim de se implantar um discurso humanizador e crítico para fomentar o debate sobre as questões sexuais e, assim, desmistificar ideologias preconceituosas e domesticadoras, disseminadas ao longo do tempo pelos detentores do poder.
Palavras-chave: Sexualidade na escola. Educação Sexual. Orientação Sexual. Erotismo.