TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – O QUE É ISSO?

Autores

  • Giselle Vieira Reis
  • Maria Silvia Rosa Santana

Resumo

O presente estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica com o intuito de esclarecer o que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), suas características, critérios para diagnóstico, taxas de ocorrência do distúrbio no Brasil e também propostas a serem utilizadas pelos professores que lidam com crianças com TDAH ou que futuramente poderão lidar, já que é frequentemente notado na fase escolar e os índices do TDAH não são

baixos. Sabe-se que as crianças com TDAH são desatentas, agitadas, impulsivas, não toleram frustrações e, por sua curiosidade, energia e necessidade de explorar, estão propensas a se machucar e estragar coisas, mas que esse comportamento é acidental e não proposital. Esse transtorno causa um impacto negativo na vida da criança, pois por terem problemas de aprendizagem são consideradas incapazes, tendo sua auto-estima rebaixada e dificuldade em se relacionar socialmente. Segundo diversos autores, o professor tem deixado a desejar já que, sem conhecimento do problema da criança, a rotula como indisciplinada, preguiçosa, burra, etc., o que não ajuda, só aumenta a possibilidade de fracasso escolar. É importante prestar atenção nos sintomas apresentados pelas crianças, pois muitas das vezes a criança é rotulada como hiperativa, e pode ser um comportamento normal da fase de desenvolvimento dela, ou apenas falta de estímulo do ambiente em que ela se encontra. É necessário que os educadores tomem conhecimento e se orientem sobre o TDAH, e para isso são necessários estudos, palestras e cursos que esclareçam o distúrbio.

 

Palavras-chave: TDAH. Crianças. Distúrbio Comportamental. Problemas de Aprendizagem.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Vieira Reis, G., & Rosa Santana, M. S. (2016). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – O QUE É ISSO?. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3480