SERVIÇOS DE APOIO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS SALAS DE RECURSOS NA CONCEPÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Dayane Rocha de Oliveira
  • Doracina Aparecida de Castro Araújo

Resumo

Ao discutir sobre a temática da inclusão escolar, assunto que gera grande polêmica na atualidade, nos deparamos com uma nova preocupação, a necessidade de serviços de apoio para ajudar o desenvolvimento do aluno com algum tipo de deficiência, no ensino regular. Assim, essa visão de que a inclusão é a mudança do sistema de ensino para atender o aluno com deficiência, vai além das transformações estruturais na escola, que englobam metodologia, currículo, avaliação e espaço físico. No entanto, além dessas mudanças essenciais para o acolhimento do aluno com deficiência no ensino regular, fazem necessárias outras mudanças, mudanças estas que abrangem as concepções de serviço de apoio essenciais para o processo de desenvolvimento do aluno, para que o mesmo obtenha sucesso no ambiente escolar. Esse trabalho tem por objetivo apresentar o serviço de apoio denominado Atendimento Educacional Especializado (AEE), e dentro dele explicar a função da sala de recursos a partir da concepção inclusiva, como um trabalho pedagógico paralelo ofertado a esses alunos em horário diverso ao da sala regular que freqüentam, objetivando o tipo de atendimento que ela deve oferecer, e compreendendo as bases legais e pedagógicas que fundamentam esse atendimento. Apontar e caracterizar o Atendimento Educacional Especializado para as deficiências mental, visual, física e para pessoa com surdez, proporcionando assim um melhor esclarecimento da função social e pedagógica da sala de recursos, sob o ponto de vista dos teóricos defensores da educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação inclusiva. serviços de apoio. sala de recursos.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

de Oliveira, D. R., & Araújo, D. A. de C. (2016). SERVIÇOS DE APOIO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS SALAS DE RECURSOS NA CONCEPÇÃO INCLUSIVA. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3474