PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS: ASPECTOS POSITIVOS E AS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS SOBRE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA - MS

Autores

  • Linyeker Wellison Valverde Oliveira Sousa UEMS
  • Rosa Cristina Pereira Silva UEMS
  • Carlos Eduardo França UEMS

Resumo

O trabalho tem como objetivo expor os resultados obtidos durante as atividades realizadas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola estadual no município de Paranaíba/MS. Além da iniciação à docência, objetivo central do programa, o PIBID proporciona a possibilidade de elaborar reflexões e debates sobre as práticas de ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, por meio da constante discussão em grupo a respeito dos materiais e estratégias utilizados no ensino dos conteúdos sociológicos na Educação Básica. Deste modo, o bolsista do PIBID adentra o espaço escolar e se insere na prática pedagógica de iniciação à docência e, concomitantemente, elabora reflexões sobre os problemas a serem enfrentados para a realização do processo de  ensino-aprendizagem. Este subprojeto proporcionou a oportunidade dos bolsistas terem o conhecimento acerca do âmbito docente ainda como acadêmicos, conhecendo o ambiente escolar, familiarizando-se com o planejamento e execução das atividades, e verificando as expectativas e resistências dos alunos em relação ao ensino de sociologia, visto que o projeto atua no período noturno com estudantes que exercem atividades de trabalho durante o dia e, muitas vezes, chegam exaustos para as aulas. Tomando como ponto de partida este quadro geral, o desafio dos bolsistas do PIBID no espaço escolar foi trabalhar conteúdos sociológicos significativos, levando em consideração a realidade concreta dos alunos que participam das aulas. Desta forma, pensamos coletivamente sobre as novas estratégias para o ensino de sociologia, que visaram a desnaturalização de algumas concepções baseadas no senso comum dos alunos, por meio de debates sociológicos que problematizaram questões sociais já tidas como “verdades” nas representações desses estudantes do Ensino Médio.

Palavras-chave: PIBID - Ciências Sociais. Universidade - Escola. Ensino - Aprendizagem. Sociologia.

 

Biografia do Autor

Linyeker Wellison Valverde Oliveira Sousa, UEMS

Acadêmico do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Carlos Eduardo França, UEMS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP-Marília. Docente da UEMS, dos cursos de Ciências Sociais e Especialização em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador de Área do PIBID - Ciências Sociais UEMS/Paranaíba.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Sousa, L. W. V. O., Silva, R. C. P., & França, C. E. (2016). PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS: ASPECTOS POSITIVOS E AS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS SOBRE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA - MS. ANAIS DO SCIENCULT, 5(2), 81–94. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3447