O PERFIL DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Tairê Mirela Santos Franzini UEMS

Resumo

No presente artigo fazemos uma breve reflexão sobre o perfil do professor, contido nas Políticas Públicas Educacionais. Nesse processo buscamos entender o significado de ser professor na sociedade contemporânea e sobre as demandas vinculadas à atividade docente. Para isso analisaremos algumas políticas públicas educacionais como PJF, ProInfantil, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor , Proinfo Integrado, e-Proinfo, Pró-letramento, legitimadas na última década, correspondentes às medidas adotadas na prática da política neoliberal no Brasil baseada em instituições mundiais como UNESCO, ONU, Banco Mundial, OMC. Será abordada a relação entre Políticas Públicas e Educação, o público e o privado: como as empresas privadas têm influenciado na determinação do perfil docente. Nessa ótica, no processo de desenvolvimento da qualidade da educação já não cabe o velho professor, o expositor, que não domina a tecnologia e não motiva o alunado, portanto há uma necessidade de reciclá-lo. Para sanar esse déficit o governo tem utilizado de pacotes educacionais que limita o professor, negando a importância de seu papel social historicamente construído.                                                                                                          

Palavras Chave: Política Pública. Educação. Perfil Docente.    

Biografia do Autor

Tairê Mirela Santos Franzini, UEMS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Franzini, T. M. S. (2016). O PERFIL DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. ANAIS DO SCIENCULT, 5(2), 67–80. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3425