O PERFIL DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Tairê Mirela Santos Franzini

Resumo


No presente artigo fazemos uma breve reflexão sobre o perfil do professor, contido nas Políticas Públicas Educacionais. Nesse processo buscamos entender o significado de ser professor na sociedade contemporânea e sobre as demandas vinculadas à atividade docente. Para isso analisaremos algumas políticas públicas educacionais como PJF, ProInfantil, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor , Proinfo Integrado, e-Proinfo, Pró-letramento, legitimadas na última década, correspondentes às medidas adotadas na prática da política neoliberal no Brasil baseada em instituições mundiais como UNESCO, ONU, Banco Mundial, OMC. Será abordada a relação entre Políticas Públicas e Educação, o público e o privado: como as empresas privadas têm influenciado na determinação do perfil docente. Nessa ótica, no processo de desenvolvimento da qualidade da educação já não cabe o velho professor, o expositor, que não domina a tecnologia e não motiva o alunado, portanto há uma necessidade de reciclá-lo. Para sanar esse déficit o governo tem utilizado de pacotes educacionais que limita o professor, negando a importância de seu papel social historicamente construído.                                                                                                          

Palavras Chave: Política Pública. Educação. Perfil Docente.    


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719