O DIREITO DOS IDOSOS: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ESTATUTO DO IDOSO

Autores

  • Emilio Cesar Miranda UEMS
  • Léia Comar Riva UEMS

Resumo

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos a defesa dos direitos fundamentais e a dignidade da pessoa, independente de cor, raça, sexo e idade. Todavia, mesmo com os direitos previstos a todos, como os que tratam especificamente dos idosos, ainda nota-se um grande descaso com a população de idade mais avançada. Com o advento do Estatuto do Idoso, os direitos dos mais velhos passam a ser tutelados por uma norma que reafirma alguns dispositivos constitucionais, assim como, dispõe em seu texto, o amparo aos idosos, de forma a assegurar-lhes seus direitos fundamentais e atender suas principais necessidades. Deste modo, o presente trabalho visa complementar ações de extensão desenvolvidas ao longo do ano de 2013, as quais objetivam oferecer noções básicas sobre os direitos e garantias fundamentais da população idosa, usando como ferramenta as determinações previstas na atual Constituição Federal e no Estatuto do Idoso; valorizar a cultura e a sabedoria do idoso e contribuir para a compreensão do idoso acerca de sua condição como cidadão produtivo para a sociedade. Para tanto, foi organizado um grupo de estudo com os idosos participantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Santo Antônio na cidade de Paranaíba/MS, com periodicidade quinzenal, para através de diálogos e palestras discutir e esclarecer as questões abordadas no encontro sobre saúde, transporte, moradia etc., vivenciadas pelo público alvo. Durante o desenvolvimento do projeto de extensão, ao entrar em contato com a realidade vivenciada pelas pessoas idosas, observou-se as dificuldades destes quanto à ciência de seus direitos fundamentais garantidos constitucionalmente e reafirmados pelo Estatuto, e também sua desinformação de como e por onde agir, para que seus direitos sejam respeitados, oportunidade em que, tentou-se informá-los ao longo dos encontros, transmitindo-lhes de forma clara, através de diálogos informais seus direitos previstos no Estatuto do Idoso.

Palavras-chave: Estatuto do idoso. Direitos fundamentais. Inclusão social

Biografia do Autor

Emilio Cesar Miranda, UEMS

Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba.

Léia Comar Riva, UEMS

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Direito e Especialização em Direitos Humanos da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Miranda, E. C., & Riva, L. C. (2016). O DIREITO DOS IDOSOS: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ESTATUTO DO IDOSO. ANAIS DO SCIENCULT, 5(2), 125–138. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>