INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de analisar o que os professores pensam sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Participaram desta pesquisa seis professores da rede estadual de Paranaíba. O resultado preliminar da pesquisa ainda em andamento constatou que os participantes têm uma percepção negativa sobre a proposta inclusiva, expressam angústias, frustrações e sentimento de insatisfação para fazer cumprir tal proposta. Também apontam várias dificuldades envolvidas nesse processo, tais como, falta de preparo/capacitação profissional, falta de infra-estrutura das escolas e escassez de materiais didáticos adaptados. Verifica-se que, embora haja um consenso sobre a relevância da inclusão escolar, aparecem concepções, sentimentos diversificados e contraditórios, indicando necessidade de maiores discussões e esclarecimentos frente à temática. Pois, conceber a educação a partir do ponto de vista inclusivo nos obriga a refletir e a repensar o sistema educacional a partir da reforma de pensamento e de ações educativas.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Percepção de Educadores. Inclusão.