FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A PEDAGOGIA SOCIAL NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva
  • Janaina Machado

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa executada no âmbito do Curso de Pedagogia na UFMS que elegeu  a  formação  do  pedagogo  para  a  atuação  em  projetos  de  educação  não-formal (Pedagogia  Social).  Usando  a metodologia  da  pesquisa  bibliográfica  sobre  a  formação  de pedagogo  discutimos  neste  trabalho  a  aplicação  dos  conhecimentos  pedagógicos  nas  ações comunitárias  de  incentivo  social  por  meio  da  construção  de  ações  sócio-educativas  de proteção e enfrentamento das situações de vulnerabilidade social, mas precisamente em casos de  abuso  sexual  infantil.  Os  resultados  apontam  para  a  contribuição  do  pedagogo  no desenvolvimento dos projetos para o enfrentamento da questão tematizada e destacamos que a formação do pedagogo precisa contemplar esta possibilidade de aprofundamento ainda dentro de sua formação inicial. Como resultado principal a percepção de que os pedagogos atuantes em espaços educativos não-formais também tem um papel primordial na proteção especial de crianças contra o abuso sexual. Conclui-se que a formação do pedagogo deve se dar para além do contexto escolar  diante  da  necessidade  deste  profissional  nas  áreas  de  assistência  social  e  educação  em saúde.

Palavras-chave: Formação de Pedagogo. Educação Social. Pedagogo não-docente.

 

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Oliveira da Silva, F. G., & Machado, J. (2016). FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A PEDAGOGIA SOCIAL NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3382