FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A PEDAGOGIA SOCIAL NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
Resumo
Este trabalho resulta de pesquisa executada no âmbito do Curso de Pedagogia na UFMS que elegeu a formação do pedagogo para a atuação em projetos de educação não-formal (Pedagogia Social). Usando a metodologia da pesquisa bibliográfica sobre a formação de pedagogo discutimos neste trabalho a aplicação dos conhecimentos pedagógicos nas ações comunitárias de incentivo social por meio da construção de ações sócio-educativas de proteção e enfrentamento das situações de vulnerabilidade social, mas precisamente em casos de abuso sexual infantil. Os resultados apontam para a contribuição do pedagogo no desenvolvimento dos projetos para o enfrentamento da questão tematizada e destacamos que a formação do pedagogo precisa contemplar esta possibilidade de aprofundamento ainda dentro de sua formação inicial. Como resultado principal a percepção de que os pedagogos atuantes em espaços educativos não-formais também tem um papel primordial na proteção especial de crianças contra o abuso sexual. Conclui-se que a formação do pedagogo deve se dar para além do contexto escolar diante da necessidade deste profissional nas áreas de assistência social e educação em saúde.
Palavras-chave: Formação de Pedagogo. Educação Social. Pedagogo não-docente.