FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM SURDEZ

Welcidaime Aparecida Alves dos Santos, Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo


A inclusão de alunos com deficiência nas escolas do ensino regular tem enfrentado muitas dificuldades em relação à aceitação da comunidade escolar e do apoio familiar. Ao se compreender as dificuldades da inclusão escolar objetivou-se compreender a surdez e as ações que a família e a comunidade escolar realizam para que o aluno com surdez seja incluído na escola. Para atingir esse objetivo é que se definiu por realizar a pesquisa bibliográfica. Dentre os resultados parciais obtidos, verificou-se que existe uma forma apropriada de dinamizar a comunicação entre pais e filhos, iniciando pela aceitação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a qual atende as necessidades da pessoa surda, ampliando a comunicação entre os membros da família e os seus interlocutores no processo de escolarização. Por conseguinte, com a expansão do uso da LIBRAS, a escola e seus respectivos funcionários possam olhar para uma criança com surdez, sem discriminá-la.

 

Palavras-chave: Família. Inclusão escolar. LIBRAS. Surdez.


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719