ETNOMATEMÁTICA O QUÉ ISSO? O Programa Etnomatemática e suas implicações na Educação Matemática

Autores

  • Maria Clara Souza Queiroz
  • Isael José Santana

Resumo

O presente trabalho visa debater sobre o Programa Etnomatemática idealizado por D’Ambrósio e que se constituiu uma tendência da Educação Matemática. Nosso objetivo aqui é elucidar o conceito de etnomatemática proposto por D‟Ambrósio (2005), cuja epistemologia etno (contexto sociocultural), matema (realidade), tica (métodos ou arte de explicar, conhecer, entender, etc.) definida por esse autor como “técnicas de se compreender a realidade dado um contexto socioculural” e suas possibilidades pedagógicas, sobretudo por valorizar o conhecimento do aluno mostrando que a matemática é produzida socialmente e, portanto, pode se manifestar de formas outras, ou seja, a matemática de diversos grupos e também as contribuições de vários desses grupos para a sistematização da matemática acadêmica (escolar), sendo esta também uma etnomatemática. A etnomatemática, enquanto uma metologia para o ensino da matemática, não visa, portanto, uma substituição da matemática acadêmica, mas um recurso para que este ensino de modo a tornar a sua aprendizagem mais significativa.

 

Palavras-chave: Etnomatemática. Educação Matemática. Matemática.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Queiroz, M. C. S., & Santana, I. J. (2016). ETNOMATEMÁTICA O QUÉ ISSO? O Programa Etnomatemática e suas implicações na Educação Matemática. ANAIS DO SCIENCULT, 4(1), 106–113. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3377

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