ESTUDOS FONÉTICOS: DIFICULDADES E NECESSIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE DOURADOS NO QUE SE REFERE À PRONÚNCIA
Resumo
Esta pesquisa objetivou conhecer as dificuldades e respectivas necessidades dos professores de língua inglesa do ensino público de Dourados no que se refere à pronúncia. Hipotetizou-se que conhecimentos fonéticos e o uso da transcrição fonética interferem na performance do professor de Língua Inglesa e que são instrumentos necessários. Investigou-se como resolvem as dúvidas de pronúncia do dia a dia, a relação entre tranqüilidade/estresse do professor ao preparar aula de pronúncia, o nível de conhecimento do Alfabeto Fonético Internacional e se usavam a transcrição fonética na solução de dúvidas de pronúncia. Foi realizada pesquisa de campo entre os professores de língua inglesa e os dados coletados através da aplicação de questionário aos 57 professores envolvendo 25 escolas. Constatou-se que a pronúncia é a etapa do preparo de aula que causa ansiedade em mais professores, que o professor recorre mais à transcrição fonética do que a outros instrumentos, que a maioria deles já tirou dúvidas de pronúncia através da transcrição fonética, independentemente dela ocorrer na sala de aula ou fora dela e que a maioria tem pouco conhecimento do IPA. Os dados nos fazem inferir que o IPA é um instrumento que pode interferir na performance do professor de inglês, melhorando-a.
Palavras-chave: Transcrição fonética. Pronúncia. Instrumento.