ESCOLA, FAMILIA E DIREITOS SOCIAIS: O QUE OS DADOS REVELAM?
Resumo
Com grande difusão nos mais diversos campos do interesse acadêmico, a discussão em torno da temática familiar tem apontado, para a necessidade de se estabelecer um elo entre família e escola na busca de um trabalho escolar que resulte numa relação de ensino-aprendizagem satisfatória. No decorrer das mudanças legais, percebe-se um avanço com relação às garantias do Estado para com os seus cidadãos, assim, a educação passa a ser denominada um direito social, com status de direito público subjetivo. A partir de revisão bibliográfica, fontes estatísticas e documentais, este artigo visa situar a educação dentro dos direitos sociais, apontar como a família figura nas disposições legais, e tecer, ainda que de maneira introdutória, reflexões sobre a situação da família diante de alguns índices estatísticos. As reflexões proporcionam compreender o tema Família e Escola sob a égide da educação como direito social, e revela algumas vertentes da sua realidade.
Palavras-chave: Escola. Avaliação educacional. Política Educacional.