ESCOLA, FAMILIA E DIREITOS SOCIAIS: O QUE OS DADOS REVELAM?

Autores

  • Vanessa Ramos Ramires
  • Alaíde Maria Zabloski Baruffi

Resumo

Com grande difusão nos mais diversos campos do interesse acadêmico, a discussão em torno da temática familiar tem apontado, para a necessidade de se estabelecer um elo entre família e escola  na  busca  de  um  trabalho  escolar  que  resulte  numa  relação  de  ensino-aprendizagem satisfatória. No decorrer das mudanças legais, percebe-se um avanço com relação às garantias do Estado para com os seus cidadãos, assim, a educação passa a ser denominada um direito social,  com  status  de  direito  público  subjetivo.  A  partir  de  revisão  bibliográfica,  fontes estatísticas  e  documentais,  este  artigo  visa  situar  a  educação  dentro  dos  direitos  sociais, apontar  como  a  família  figura  nas  disposições  legais,  e  tecer,  ainda  que  de  maneira introdutória,  reflexões  sobre  a  situação  da  família  diante  de  alguns  índices  estatísticos. As reflexões proporcionam compreender o tema Família e Escola sob a égide da educação como direito social, e revela algumas vertentes da sua realidade.

Palavras-chave: Escola. Avaliação educacional. Política Educacional.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Ramires, V. R., & Zabloski Baruffi, A. M. (2016). ESCOLA, FAMILIA E DIREITOS SOCIAIS: O QUE OS DADOS REVELAM?. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3372