DIREITO E IDOSO: NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • Sheila Marta Carregosa Rocha
  • Rosana de Queiros Dias

Resumo

O crescimento da população idosa no Brasil requer do Estado e da Sociedade um novo direcionamento das políticas públicas no sentido de desenvolver programas de incentivo para os idosos de diferentes setores produtivo e social visando garantir os direitos fundamentais à educação e à tecnologia. Este artigo trata da situação atual do idoso inserido no sistema educacional e no acesso à tecnologia, identificando o perfil dele nesse sistema. A metodologia constitui o conjunto de técnicas, desde a pesquisa bibliográfica no campo teórico, revisão legislativa e grupo focal com pesquisa de campo e uma amostra não-inferencial constituída de pessoas acima de 60 anos, de ambos os sexos, de diferentes classes socioeconômicas, matriculados regularmente no curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior. A análise das expectativas será comparada à realidade do curso e à oferta de sistemas públicos, que permitirão na identificação das possíveis lacunas e possibilitando o indicativo de estratégias voltadas ao público-alvo. Objetivando contribuir com uma proposta de atividades complementares a serem desenvolvidas.

 

Palavras-chave: Idoso. Direitos Fundamentais. Educação. Tecnologia.

Biografia do Autor

Sheila Marta Carregosa Rocha

O crescimento da população idosa no Brasil requer do Estado e da Sociedade um novo direcionamento das políticas públicas no sentido de desenvolver programas de incentivo para os idosos de diferentes setores produtivo e social visando garantir os direitos fundamentais à educação e à tecnologia. Este artigo trata da situação atual do idoso inserido no sistema educacional e no acesso à tecnologia, identificando o perfil dele nesse sistema. A metodologia constitui o conjunto de técnicas, desde a pesquisa bibliográfica no campo teórico, revisão legislativa e grupo focal com pesquisa de campo e uma amostra não-inferencial constituída de pessoas acima de 60 anos, de ambos os sexos, de diferentes classes socioeconômicas, matriculados regularmente no curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior. A análise das expectativas será comparada à realidade do curso e à oferta de sistemas públicos, que permitirão na identificação das possíveis lacunas e possibilitando o indicativo de estratégias voltadas ao público-alvo. Objetivando contribuir com uma proposta de atividades complementares a serem desenvolvidas.   Palavras-chave: Idoso. Direitos Fundamentais. Educação. Tecnologia.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Rocha, S. M. C., & Dias, R. de Q. (2016). DIREITO E IDOSO: NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO JURÍDICO. ANAIS DO SCIENCULT, 4(1), 152–159. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3360