CONTEXTO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Giseli Aparecida Longo, Doracina Aparecida de Castro Araújo

Resumo


O processo avaliativo começou a ser aplicado nos meios educativos há cerca de meio século, e foi adquirindo complexidade à medida que aumentavam as exigências impostas pela sociedade, tornando-se objeto de constantes pesquisas e importante campo de estudo, com variadas classificações, enfoques e tendências. Contemporaneamente, a avaliação exerce a função de controle dos padrões de qualidade, cumprimento de metas preestabelecidas vinculadas aos resultados esperados, com poderes de intervenção no processo de formação, constituindo-se numa prática que envolve questionamentos diversos, principalmente no que refere-se à busca pela qualidade no processo de ensino/aprendizagem. Este artigo propõe-se a analisar e discutir o contexto histórico da avaliação educacional no ensino superior, relacionando os estágios de sua evolução com o processo avaliativo que é desenvolvido atualmente nos cursos de Ensino Superior.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino superior. Contexto histórico.


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719