AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO

Douglas Gonçalves da Silva, Maria Silvia Rosa Santana

Resumo


O artigo nos remete, por meio da leitura de Dermeval Saviani, à reflexão acerca do conceito de educação e como ele é constituído baseado nas teorias da aprendizagem, uma vez que se conhece o arraigado discurso de indefinição na dialética teoria-prática docente e o quão é imprescindível à definição coesa desse conceito, contextualizada política e historicamente para o norteamento do processo educativo. O estudo se processou por meio de um levantamento bibliográfico do tema nas obras de Saviani, Mizukami e Libâneo, com o objetivo de instaurar um paralelo entre as diferentes denominações das teorias da educação, que juntamente com o conceito de educação, são os objetos desse estudo. No resultado, é notória a submissão do conceito de educação às teorias da aprendizagem. A ideologia que se esconde em uma teoria determina os valores e os objetivos da educação, continuando ou não o processo de descompromisso político no ensino.

Palavras-chave: Conceito. Educação. Teorias da aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719