AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Douglas Gonçalves da Silva
  • Maria Silvia Rosa Santana

Resumo

O artigo nos remete, por meio da leitura de Dermeval Saviani, à reflexão acerca do conceito de educação e como ele é constituído baseado nas teorias da aprendizagem, uma vez que se conhece o arraigado discurso de indefinição na dialética teoria-prática docente e o quão é imprescindível à definição coesa desse conceito, contextualizada política e historicamente para o norteamento do processo educativo. O estudo se processou por meio de um levantamento bibliográfico do tema nas obras de Saviani, Mizukami e Libâneo, com o objetivo de instaurar um paralelo entre as diferentes denominações das teorias da educação, que juntamente com o conceito de educação, são os objetos desse estudo. No resultado, é notória a submissão do conceito de educação às teorias da aprendizagem. A ideologia que se esconde em uma teoria determina os valores e os objetivos da educação, continuando ou não o processo de descompromisso político no ensino.

Palavras-chave: Conceito. Educação. Teorias da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

da Silva, D. G., & Santana, M. S. R. (2016). AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO. ANAIS DO SCIENCULT, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3332

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)