APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA AVALIATIVA INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Douglas Gonçalves da Silva

Resumo

O tema do presente estudo é a prática avaliativa dos docentes de matemática. Justifica o tema o fato de que na área de matemática os conhecimentos pedagógicos são desconsiderados por grande parte dos professores, comprometendo, em muitas vezes, a eficácia do processo ensino e  aprendizagem. O  objetivo  do  trabalho  é  refletir  acerca  de  teorias  atuais  de  avaliação  da aprendizagem e instituir analogias com o ensino de matemática. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa,  sua  dinâmica,  no  primeiro  momento,  é  constituída  da  análise  das  obras  de Luckesi,  Pedro Demo, Gasparin,  entre  outros  e  posteriormente  a  explanação  das  ideias  de Ubiratan D’Ambrosio, precursor do movimento de Etnomatemática. Em  seqüência  faz-se a aproximação entre prática avaliativa inclusiva e ensino de matemática. Na conclusão, nota-se de forma clara que é possível tal aproximação e que o professor que apresenta, em sua prática pedagógica, conhecimento acerca de teorias educacionais dispõe de argumentos convidativos a um ensino motivador e eficaz de matemática.

Palavras-chave: Prática avaliativa  inclusiva. Ensino de matemática. Aproximações. Sucesso escolar. 

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

da Silva, D. G. (2016). APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA AVALIATIVA INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3330