APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA AVALIATIVA INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O tema do presente estudo é a prática avaliativa dos docentes de matemática. Justifica o tema o fato de que na área de matemática os conhecimentos pedagógicos são desconsiderados por grande parte dos professores, comprometendo, em muitas vezes, a eficácia do processo ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é refletir acerca de teorias atuais de avaliação da aprendizagem e instituir analogias com o ensino de matemática. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa, sua dinâmica, no primeiro momento, é constituída da análise das obras de Luckesi, Pedro Demo, Gasparin, entre outros e posteriormente a explanação das ideias de Ubiratan D’Ambrosio, precursor do movimento de Etnomatemática. Em seqüência faz-se a aproximação entre prática avaliativa inclusiva e ensino de matemática. Na conclusão, nota-se de forma clara que é possível tal aproximação e que o professor que apresenta, em sua prática pedagógica, conhecimento acerca de teorias educacionais dispõe de argumentos convidativos a um ensino motivador e eficaz de matemática.
Palavras-chave: Prática avaliativa inclusiva. Ensino de matemática. Aproximações. Sucesso escolar.