ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre a história da formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando entender historicamente essa formação. Esse estudo aborda uma metodologia bibliográfica, e procura relatar o contexto histórico sobre a formação de professores e a qualidade do exercício do trabalho docente. Para subsidiar o entendimento, utilizamos como pressupostos teóricos Nagle (2001), Ribeiro (2001), Rodrigues e Sobrinho (2006), Saviani (2009), Oliveira (2004), Tanuri (2000), Santos (2008), Scheibe (2006), Libâneo (2006) Contreras (2002), entre outros. Com este artigo procuramos entender um dos vários olhares possíveis sobre os diversos elementos históricos que compõem a formação docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas que muitos outros podem e devem ser abordados, porém nos limitamos a alguns que nos parecerem, neste momento, importantes para compreendermos os diferentes momentos e processos de formação docente.
Palavras-chave: História. Formação de Professores. Profissionalidade.