ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS

Marilene Freitas Silveira, Ruth Pavan

Resumo


Este artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre a história da formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando entender historicamente essa formação. Esse estudo aborda uma metodologia bibliográfica, e procura  relatar o contexto histórico  sobre a formação  de  professores  e  a  qualidade  do  exercício  do  trabalho  docente.  Para  subsidiar  o entendimento,  utilizamos  como  pressupostos  teóricos  Nagle  (2001),  Ribeiro  (2001), Rodrigues e Sobrinho (2006), Saviani (2009), Oliveira (2004), Tanuri (2000), Santos (2008), Scheibe (2006), Libâneo (2006) Contreras  (2002), entre outros. Com este artigo procuramos entender  um  dos  vários  olhares  possíveis  sobre  os  diversos  elementos  históricos  que compõem  a  formação  docente  dos  anos  iniciais  do  Ensino  Fundamental,  mas  que  muitos outros podem e devem ser abordados, porém nos limitamos a alguns que nos parecerem, neste momento,  importantes  para  compreendermos  os  diferentes  momentos  e  processos  de formação docente.

 

Palavras-chave: História. Formação de Professores. Profissionalidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719