A PUNIÇÃO COMO MÉTODO CONTROLE: SEUS MALEFÍCIOS E SUA INEFICÁCIA NA ESCOLA
Resumo
O presente trabalho apresenta como tema o estudo sobre a punição nas relações entre professor e aluno. Embora rechaçada nos escritos a punição ainda é o método de controle escolar mais utilizado, ainda que de forma velada, agora através de mecanismos mais sutis de coerção. Como forma a elucidar o tema primeiramente encontra-se a descrição do tipo de olhar que a psicologia comportamental tem sobre a forma de agir do ser humano e o prisma do determinismo ambiental, no qual o ser humano é resultado das contingências externas, o que gera a aprendizagem. A punição é apresentada com o objetivo de averiguar suas definições e sua efetividade como método de controle. Conjuntamente estabelece-se uma analogia entre o proceder punitivo e aquele realizado na escola. O escrito é resultado de uma pesquisa bibliográfica, com relação a autores de enfoque relacionado à psicologia comportamental, assim como outros teóricos da aprendizagem.
Palavras-chave: Punição. Escola. Relação professor/aluno.