A PUNIÇÃO COMO MÉTODO CONTROLE: SEUS MALEFÍCIOS E SUA INEFICÁCIA NA ESCOLA

Autores

  • Anselmo Silva Socorro
  • Isael José Santana

Resumo

O  presente  trabalho  apresenta  como  tema  o  estudo  sobre  a  punição  nas  relações  entre professor  e  aluno. Embora  rechaçada  nos  escritos  a  punição  ainda  é  o método  de  controle escolar mais utilizado, ainda que de forma velada, agora através de mecanismos mais sutis de coerção. Como  forma  a  elucidar  o  tema  primeiramente  encontra-se  a  descrição  do  tipo  de olhar que a psicologia comportamental  tem sobre a forma de agir do ser humano e o prisma do determinismo ambiental, no qual o ser humano é  resultado das contingências externas, o que  gera  a  aprendizagem.  A  punição  é  apresentada  com  o  objetivo  de  averiguar  suas definições  e  sua  efetividade  como método  de  controle.    Conjuntamente  estabelece-se  uma analogia entre o proceder punitivo e aquele realizado na escola. O escrito é resultado de uma pesquisa  bibliográfica,  com  relação  a  autores  de  enfoque  relacionado  à  psicologia comportamental, assim como outros teóricos da aprendizagem. 

Palavras-chave: Punição. Escola. Relação professor/aluno.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Socorro, A. S., & Santana, I. J. (2016). A PUNIÇÃO COMO MÉTODO CONTROLE: SEUS MALEFÍCIOS E SUA INEFICÁCIA NA ESCOLA. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3312

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