A POLÍTICA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO DO SUL (1999 - 2002): OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO
Resumo
Este trabalho resultou da análise da gestão da escola pública em Mato Grosso do Sul durante o governo de José Orcírio Miranda dos Santos, 1999-2002. O objetivo foi verificar através do projeto político educacional “Escola Guaicuru, vivendo uma nova lição”, se a política educacional desenvolvida contribuiu para o avanço da gestão democrática. Como o governo eleito resultou de uma coalizão de esquerda, verificamos como se organizou no Estado a fim de atingir seus objetivos; que concepção de gestão se colocou em prática ao definir a política educativa. Os dados foram coletados em documentos sobre a organização do PT; programas de governo de 1998; cadernos elaborados pela Escola Guaicuru e nas entrevistas. Concluiu-se que a Escola Guaicuru se preocupou teoricamente em atingir os fins da educação no seu projeto político educacional, mas ao se tratar da finalidade da escola, que são as condições envolvidas na prática educativa esse resultado ficou comprometido e, isto se deve ao grande movimento de participação instituído naquele momento.
Palavras-chave: Escola pública. Política educacional. Gestão democrática.