A POLÍTICA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO DO SUL (1999 - 2002): OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Bartolina Ramalho Catanante

Resumo

Este trabalho resultou da análise da gestão da escola pública em Mato Grosso do Sul durante o governo de José Orcírio Miranda dos Santos, 1999-2002. O objetivo foi verificar através do projeto  político  educacional  “Escola  Guaicuru,  vivendo  uma  nova  lição”,  se  a  política educacional desenvolvida contribuiu para o avanço da gestão democrática. Como o governo eleito resultou de uma coalizão de esquerda, verificamos como se organizou no Estado a fim de atingir seus objetivos; que concepção de gestão se colocou em prática ao definir a política educativa. Os dados foram coletados em documentos sobre a organização do PT; programas de governo de 1998; cadernos elaborados pela Escola Guaicuru e nas entrevistas. Concluiu-se que  a  Escola  Guaicuru  se  preocupou  teoricamente  em  atingir  os  fins  da  educação  no  seu projeto político  educacional, mas  ao  se  tratar da  finalidade da  escola, que  são  as  condições envolvidas na prática educativa esse resultado ficou comprometido e,  isto se deve ao grande movimento de participação instituído naquele momento.

Palavras-chave: Escola pública. Política educacional. Gestão democrática.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Catanante, B. R. (2016). A POLÍTICA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO DO SUL (1999 - 2002): OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3310