A MÚSICA COMO MECANISMO DA INDÚSTRIA CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Autores

  • Gabriela Massuia Motta
  • Djalma Quirino de Carvalho

Resumo

Este artigo analisa a Música como um dos instrumentos da Indústria Cultural de dessensibilização humana e suas conseqüências na formação do adolescente. Essencialmente teórico e fundamentado na Teoria Crítica, analisa a perda da sensibilidade auditiva que, nos últimos tempos, não é capaz de discernir o que é dito na música e tampouco perceber sua melodia, além das conseqüências deste processo na Educação. Partindo do princípio que o ser humano vive de forma alienada, desde o seu trabalho até os seus momentos de lazer, e que a música é fundamental na maioria desses momentos e também na formação do homem adulto. Este artigo considera que os adolescentes, assim como as pessoas em geral, não possuem momentos de desafios intelectuais, de criatividade, tanto escolar como artística, o que os torna cada vez mais manipuláveis e conduzidos da maneira mais conveniente ao sistema no qual vive. Conseqüentemente, se a Educação é uma das responsáveis pela formação humana, cabe a ela, também, conhecer esses mecanismos da Indústria Cultural, para que possa melhor trabalhar e superar suas conseqüências na formação do adolescente.

Palavras-chave: Música. Educação. Adolescência. Indústria Cultural.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Motta, G. M., & de Carvalho, D. Q. (2016). A MÚSICA COMO MECANISMO DA INDÚSTRIA CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. ANAIS DO SCIENCULT, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3308