A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR A PARTIR DE UMA NOVA PERSPECTIVA

Autores

  • Raquel Marques Ribeiro dos Santos
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

A  discussão  sobre  inclusão  social  não  é  atual,  no  entanto,  a  inclusão  de  pessoas  com deficiência  no  ensino  regular  só  ganhou  visibilidade  a  partir  da  Declaração  de  Salamanca (1994),  sendo  fortalecida  no  século  XXI,  principalmente  nos  últimos  anos.  Com  essa compreensão é que buscamos elaborar, de forma contextualizada, uma síntese da evolução do pensamento  em  relação  à  pessoa  com  deficiência,  mais  especificamente,  com  deficiência intelectual. Definimos pela pesquisa bibliográfica, apoiadas nos estudos da  teoria Histórico-Cultural,  com  a  compreensão  de  que  o  trabalho  realizado  deve  partir  da  descoberta  das habilidades  da  pessoa  com  deficiência  intelectual  em  interação  com  outras  pessoas,  com deficiências  ou  não. Os  estudos  históricos  e  sociais  sobre  a  educação  especial,  e  de  forma particular, a inclusão escolar das pessoas com deficiência intelectual na rede regular de ensino nos  permite  compreender  a  realidade  atual  nos  propiciando meios  para  pensarmos  em  uma educação com oportunidades de efetiva aprendizagem. 

 

Palavras-chave: Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

dos Santos, R. M. R., & Araujo, D. A. de C. (2016). A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR A PARTIR DE UMA NOVA PERSPECTIVA. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3302

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