A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR A PARTIR DE UMA NOVA PERSPECTIVA
Resumo
A discussão sobre inclusão social não é atual, no entanto, a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular só ganhou visibilidade a partir da Declaração de Salamanca (1994), sendo fortalecida no século XXI, principalmente nos últimos anos. Com essa compreensão é que buscamos elaborar, de forma contextualizada, uma síntese da evolução do pensamento em relação à pessoa com deficiência, mais especificamente, com deficiência intelectual. Definimos pela pesquisa bibliográfica, apoiadas nos estudos da teoria Histórico-Cultural, com a compreensão de que o trabalho realizado deve partir da descoberta das habilidades da pessoa com deficiência intelectual em interação com outras pessoas, com deficiências ou não. Os estudos históricos e sociais sobre a educação especial, e de forma particular, a inclusão escolar das pessoas com deficiência intelectual na rede regular de ensino nos permite compreender a realidade atual nos propiciando meios para pensarmos em uma educação com oportunidades de efetiva aprendizagem.
Palavras-chave: Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Teoria Histórico-Cultural.