A DIDÁTICA MULTISSENSORIAL DAS CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Diego da Silva Ferreira
  • Eder Pires de Camargo
  • Josiane Alexandrino dos Santos

Resumo

O ensino das ciências naturais e experimentais, desde os primeiros cursos escolares até os níveis médio e superior, recebe um tratamento didático enfocado em uma perspectiva visual. O que dificulta a compreensão dos fenômenos e torna quase que impossível a inclusão de alunos com deficiência. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivos apresentar estudos e aplicação da didática multissensorial das ciências como proposta educacional e analisar o impacto que tal didática pode causar nos alunos em geral e no processo de inclusão de pessoas com deficiência. A pesquisa foi realizada no contexto de um mini-curso, realizado no mês de junho de 2009, com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Araçatuba – SP. Os dados foram constituídos por meio de gravações em Áudio e Vídeo das aulas e posteriormente analisados considerando procedimentos característicos da análise de conteúdo. O trabalho apresenta resultados e discussões referentes ao uso da didática multissensorial e as eventuais potencialidades que tal metodologia possa trazer no processo de inclusão nas aulas de física.

Palavras chave: inclusão. didática multissensorial das ciências. alunos com deficiência visual. 

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Ferreira, D. da S., de Camargo, E. P., & dos Santos, J. A. (2016). A DIDÁTICA MULTISSENSORIAL DAS CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. ANAIS DO SCIENCULT, 3(1), 49–55. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3282