A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma abordagem histórico-cultural

Autores

  • Hanna Caroline Neyris Corrêa da Costa
  • Maria Silvia Rosa Santana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como ocorre o processo de desenvolvimento do pensamento teórico, tendo por fundamento a teoria histórico-cultural. Ainda, abordar como o trabalho do professor em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento dessa categoria de pensamento em alunos com necessidades educacionais especiais. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal referencial Vygotsky. A interação, a mediação intencional exercida pelo professor, quando adequada, tem por finalidade permitir o desenvolvimento do pensamento teórico, pois como mediador possibilita a apropriação e a objetivação do conhecimento pelas crianças e a formação de conceitos. Assim, ao promover a interação, a comunicação entre professor e aluno, potencializa-se o trabalho na zona de desenvolvimento proximal, que explora as capacidades de cada criança, e, consequentemente, as barreiras e os obstáculos encontrados pelos alunos se minimizam, o que torna o ensino/aprendizagem mais prazeroso, significativo e promotor de desenvolvimento.

 

Palavras-chave: Atuação do Professor. Educação Inclusiva. Pensamento Teórico. Teoria Histórico-cultural.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Corrêa da Costa, H. C. N., & Rosa Santana, M. S. (2016). A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma abordagem histórico-cultural. ANAIS DO SCIENCULT, 3(1), 118–127. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3280