UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL

Autores

  • Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira UEMS
  • Lucélia Tavares Guimarães UEMS

Palavras-chave:

Políticas públicas. Formação continuada. Alfabetização

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado do levantamento bibliográfico dos trabalhos que tratam as políticas públicas de formação continuada de professores alfabetizadores implantadas pelo governo federal, com um olhar específico aos trabalhos que discutem o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa do governo federal em parceria com os estados e município com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, implantado no início de 2013, em rede nacional. Foi feito uma revisão bibliográfica na Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD), disponível no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), com o objetivo de investigar os últimos estudos científicos desenvolvidos com temas relacionados à formação continuada de professores alfabetizadores no campo das políticas públicas educacionais de alfabetização. Serão apresentados os dados coletados, que analisa as pesquisas sobre o tema no período de 2005 a 2015. As palavras chaves utilizadas na busca foram: “formação continuada de professores alfabetizadores”. A pesquisa possibilitou refletir sobre como as últimas pesquisas têm investigado as políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no Brasil e qual a contribuição das mesmas para a melhoria das práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram encontradas trinta e oito pesquisas sobre políticas públicas para os anos iniciais do ensino fundamental, no entanto apenas duas relacionadas ao PNAIC. Os resultados apontaram que há uma intencionalidade entre os pesquisadores em entender os progressos que esses programas educacionais vêm trazendo para melhorar a educação brasileira. Das pesquisas levantadas observa-se que os autores buscam compreender as influências desses programas nas práticas dos professores alfabetizadores. Tentam entender até que ponto as atividades desenvolvidas em sala de aula estão promovendo a emancipação humana fazendo com que o indivíduo participe ativamente da sociedade e tenha clareza das possibilidades possíveis para transformar a realidade, saindo assim do domínio das classes dominantes. Como referenciais teóricos foram utilizados os autores: Marx/Engels (1818-1883), Giroux (1997), Cury (1979), Azevedo (2004), Gatti (2008, 2009), Barretto (2015) e Davis (2013).

 

Biografia do Autor

Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira, UEMS

Professora especialista da Rede Municipal de ensino de Paranaíba/MS. Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bolsista da CAPES.

Lucélia Tavares Guimarães, UEMS

Doutora em Educação, Professora Concursada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos cursos de graduação em Pedagogia e Ciências Sociais; Pós-graduação Lato Sensu em Educação, e, na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, UEMS - Unidade Universitária de Paranaíba/MS.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Oliveira, L. M. M. de, & Guimarães, L. T. (2016). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 479–491. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3122