RELAÇÕES DE PODER EM PRÁTICAS ESCOLARES HETERONORMATIVAS E O ESPAÇO DA DIVERSIDADE SEXUAL

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva
  • José Antonio de Souza UEMS

Palavras-chave:

Escola. Relações de poder. Sexualidades. Discriminação.

Resumo

A partir dos estudos de Foucault, observamos que os acontecimentos são dotados de infinitos dizeres, permeados de proibições e obrigações que assujeitam as pessoas a silenciar o enunciado que foge de normatividades. Em relação à sexualidade, os sujeitos convivem com regras que tendem a comportamentos que se acreditam alinhados aos papéis inscritos nos corpos; de tal forma que os meninos têm que agir do modo adequado ao comportamento masculino, e as meninas, da mesma forma, precisam ter um comportamento condizente com o papel feminino. Diante disso, pretende-se apresentar as relações de poder em práticas escolares calcadas na perspectiva heteronormativa; com isso, acredita-se que as sexualidades presentes em ambiente escolar convivem com o preconceito, uma vez que, ao definir comportamentos, as práticas escolares se adéquam a padrões essencialistas do corpo, desvinculando-se de uma perspectiva de sexualidade baseada na construção social. Nesse sentido, objetiva-se compreender, a partir de um pressuposto foucaultiano, como se dão a distribuição dos prazeres dos corpos e as tecnologias empreitadas (especialmente discursos e representações) pela escola para garantir a viabilidade do exercício do poder nos corpos dos sujeitos, prevendo, com isso, a impossibilidade de transgressão da norma e o distanciamento das sexualidades que se divergem daquilo que está normatizado. Há que se destacar, também, que devido a esse distanciamento os homossexuais, travestis e transexuais estão mais propícios a situações de riscos e vulnerabilidades, principalmente, em atitudes potenciais de homofobia e discriminação em ambiente escolar. Assim, também será buscado entender as expressões de sexualidades nas escolas, considerando a necessidade de revisão de práticas escolares baseadas na heteronormatividade.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Serviço Social das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS.

José Antonio de Souza, UEMS

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Silva, F. G. O. da, & de Souza, J. A. (2016). RELAÇÕES DE PODER EM PRÁTICAS ESCOLARES HETERONORMATIVAS E O ESPAÇO DA DIVERSIDADE SEXUAL. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 416–430. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3118