O JOGO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Pamela Joane de Freitas Neves
  • Alexandre de Castro UEMS

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Jogos. Educação Infantil

Resumo

Os jogos, principalmente os coletivos, têm sido objeto de estudos em diversas áreas e níveis de ensino. Esses estudos buscam sujeitos e objetos na Educação Infantil, momento em que é possível a realização de muitas atividades coletivas. Os jogos têm funções específicas e, quando não trabalhadas adequadamente podem resultar em atividades frustrantes, principalmente, no tocante a competitividade, a agressão, que podem se transformar em violência. Com uma visão em torno da deficiência intelectual, este estudo buscará compreender como tem ocorrido o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil a partir da utilização de jogos, com um direcionamento da teoria histórico-cultural, subsidiada pelos estudos de Vygotsky, e seguidores desta teoria. Assim, com a pesquisa respondemos as seguintes questões: Em que momento histórico o jogo começou a fazer parte do processo educacional? O jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor de crianças com deficiência intelectual na infância? Existem jogos mais apropriados para ser utilizados no processo ensino/aprendizagem para crianças da Educação Infantil, com ou sem deficiência intelectual? Para responder as questões trabalharemos com a pesquisa bibliográfica. É importante que se compreenda que o jogo tem ludicidade e é um ótimo recurso no processo ensino/aprendizagem para diversas atividades educacionais, pois é nesse período em que a curiosidade e a criatividade está em maior vigor.

Biografia do Autor

Pamela Joane de Freitas Neves

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS (2010), Pós-Graduada em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental pelas Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR (2012), Pós-Graduanda (Especialização) em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Alexandre de Castro, UEMS

graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Marília SP (1995), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM (2002), Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM (2005). A partir de 2013 está vinculado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação ministrando a disciplina de Sociologia da Educação. Membro integrante, na qualidade de pesquisador, do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPQ e certificado pela UNESP, GP FORME - Formação do Educador - linha de pesquisa: Metodologias e Práticas de Ensino.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Neves, P. J. de F., & de Castro, A. (2016). O JOGO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 383–395. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3116