O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAÇATUBA: AÇÕES EFETIVAS DE INCLUSÃO

Autores

  • Patrícia Bispo De Araújo
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro UEMS

Palavras-chave:

Inclusão. Diferença. Ensino.

Resumo

Reconhecermos os direitos de cada indivíduo, com suas diferenças e aptidões, descortina a importância da preservação dos direitos de ser e existir, da necessidade de aceitação e inclusão pela sociedade da qual fazemos parte. Dentro dessa concepção, acreditamos que a inclusão somente se efetivará em todos os âmbitos da sociedade quando todos compartilharem da ideia de que a Educação é o melhor caminho para um povo obter a base para mudança arquetípica. Nesse entendimento, os municípios necessitam se preparar para incluir todos os alunos, priorizando um atendimento e ensino de qualidade. A Escola como unidade de ensino que deseja tornar-se um corpo gerador de inclusão, deve buscar e proporcionar os meios necessários para efetivar uma educação inclusiva de direito e de fato, sendo um desses meios, o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar se o procedimento de mudança de paradigmas que vivenciamos na atualidade relacionado a inclusão de pessoas com deficiência tem se efetivado no Sistema de Ensino Municipal de Araçatuba/SP, com ações que atendem a sociedade e a família, por exemplo, a contratação de professores especialistas em Educação Especial, criação de espaços e materiais adequados para o AEE,  para  melhorar a vida funcional, educacional e social dos  alunos com deficiência. Neste estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, a partir de dados demonstrativos das ações desenvolvidas no AEE na perspectiva da educação inclusiva, pudemos fazer uma reflexão sobre o trabalho existente no Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, no sentido de demonstrar a eficácia desse atendimento ou a necessidade de reformulação do AEE, para que as escolas propiciem de fato a interação e o desenvolvimento do aluno com deficiência no contexto escolar. Com os resultados obtidos pudemos constatar que em Araçatuba/SP a inclusão no seguimento das políticas públicas acontece e promove um ensino de direito a todos, independente de seus aspectos físicos ou cognitivos. Porém, demonstra a necessidade da sequência desse trabalho, da formação de professores e da busca por melhorias no Sistema Municipal de Ensino, especialmente nas ações de inclusão dos alunos com deficiência na sala comum e no AEE.

Biografia do Autor

Patrícia Bispo De Araújo

Mestranda em Educação pela UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul); supervisora vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba/ SME-SP

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, UEMS

Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP. Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Unidade Universitária de Dourados e do Mestrado em Educação da Unidade de Paranaíba - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).  Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE/Cnpq, e coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE/UEMS

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Publicado

2016-07-23

Como Citar

Araújo, P. B. D., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2016). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAÇATUBA: AÇÕES EFETIVAS DE INCLUSÃO. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 369–382. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3115