O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAÇATUBA: AÇÕES EFETIVAS DE INCLUSÃO
Palavras-chave:
Inclusão. Diferença. Ensino.Resumo
Reconhecermos os direitos de cada indivíduo, com suas diferenças e aptidões, descortina a importância da preservação dos direitos de ser e existir, da necessidade de aceitação e inclusão pela sociedade da qual fazemos parte. Dentro dessa concepção, acreditamos que a inclusão somente se efetivará em todos os âmbitos da sociedade quando todos compartilharem da ideia de que a Educação é o melhor caminho para um povo obter a base para mudança arquetípica. Nesse entendimento, os municípios necessitam se preparar para incluir todos os alunos, priorizando um atendimento e ensino de qualidade. A Escola como unidade de ensino que deseja tornar-se um corpo gerador de inclusão, deve buscar e proporcionar os meios necessários para efetivar uma educação inclusiva de direito e de fato, sendo um desses meios, o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar se o procedimento de mudança de paradigmas que vivenciamos na atualidade relacionado a inclusão de pessoas com deficiência tem se efetivado no Sistema de Ensino Municipal de Araçatuba/SP, com ações que atendem a sociedade e a família, por exemplo, a contratação de professores especialistas em Educação Especial, criação de espaços e materiais adequados para o AEE, para melhorar a vida funcional, educacional e social dos alunos com deficiência. Neste estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, a partir de dados demonstrativos das ações desenvolvidas no AEE na perspectiva da educação inclusiva, pudemos fazer uma reflexão sobre o trabalho existente no Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, no sentido de demonstrar a eficácia desse atendimento ou a necessidade de reformulação do AEE, para que as escolas propiciem de fato a interação e o desenvolvimento do aluno com deficiência no contexto escolar. Com os resultados obtidos pudemos constatar que em Araçatuba/SP a inclusão no seguimento das políticas públicas acontece e promove um ensino de direito a todos, independente de seus aspectos físicos ou cognitivos. Porém, demonstra a necessidade da sequência desse trabalho, da formação de professores e da busca por melhorias no Sistema Municipal de Ensino, especialmente nas ações de inclusão dos alunos com deficiência na sala comum e no AEE.