O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: INTEGRAÇÃO ESCOLA – COMUNIDADE NA MINIMIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR

Autores

  • Alessandro Brandete UEMS
  • Elson Luiz de Araújo UEMS

Palavras-chave:

Programa Escola da Família. Violência. Violência Escolar.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Educacionais do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação tendo como objeto de pesquisa o Programa Escola da Família (PEF) como parte da política educacional do Estado de São Paulo. Analisamos a implementação deste Programa quanto a aproximação entre escola e comunidade e a sua contribuição para a minimização da violência. Buscamos compreender como as ações do Programa Escola da Família contribuem para o exercício da cidadania, a melhoria da qualidade educacional e a socialização entre as pessoas da comunidade local. Concluímos que a abertura das unidades escolares aos finais de semana pouco contribuíram para a melhoria da integração entre a escola e comunidade e a minimização da violência, considerando a falta de participação da comunidade e a integração das atividades desenvolvidas aos finais de semana com o currículo escolar. O desafio é proporcionar um ambiente democrático e organizacional que possibilite a liberdade de ações, de sociabilidade e de integração das atividades desenvolvidas pela comunidade/escola com os conteúdos escolares, deixando de lado a fragmentação do currículo. Assim, será possível o desenvolvimento da autonomia, liberdades de ações frente às normas socialmente estabelecidas e atividades pedagógicas em prol da melhoria das relações interpessoais, possibilitando a redução da violência na escola e na sociedade.

Biografia do Autor

Alessandro Brandete, UEMS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, professor da Rede Pública Estadual da Educação do Estado de São Paulo

Elson Luiz de Araújo, UEMS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Especialização em Educação e em Direitos Humanos e de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. 

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Publicado

2016-07-23

Como Citar

Brandete, A., & Araújo, E. L. de. (2016). O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: INTEGRAÇÃO ESCOLA – COMUNIDADE NA MINIMIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 355–368. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3114