COORDENADOR PEDAGÓGICO: LIMITES E DESAFIOS NO CONTEXTO DO OBEDUC

Autores

  • Leni Aparecida Souto Miziara UEMS
  • Juliane Pivetta Ferro
  • Fábio Luiz Leonel Queiroz

Palavras-chave:

OBEDUC. Indisciplina. Coordenador Pedagógico. Alunos. Interações Sociais.

Resumo

Em 2013, foi implantado nas escolas estaduais de Paranaíba-MS o Projeto Observatório de Violência (OBEDUC), interligado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e vinculado ao Programa de Observatório da Educação. O objetivo do OBEDUC é contribuir para minimizar a violência e a indisciplina escolar dos alunos. Para tanto, conta com um grupo de pesquisadores composto por alunos, professores, coordenadores pedagógicos, tanto da educação básica como da graduação e pós-graduação, os quais têm promovido formação continuada aos professores e desenvolvido atividades pedagógicas complementares aos alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo relatar as análises de uma pesquisa sobre a concepção dos coordenadores pedagógicos acerca dos fenômenos da violência e da indisciplina escolar. Esse objetivo se desdobra em analisar como eles avaliam as ações desenvolvidas pelo OBEDUC nesses dois anos. Nessa direção, algumas questões foram elencadas para a coleta de dados por meio de um questionário enviado aos coordenadores das cinco escolas envolvidas, tais como: O que é o OBEDUC? Das ações desenvolvidas por esse projeto, qual é a de maior relevância para a comunidade escolar? As ações dos monitores/pesquisadores do OBEDUC conseguem auxiliar para minimizar a indisciplina dos alunos? O que é indisciplina? Esse fenômeno atrapalha o fazer pedagógico? Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa alicerçada nos fundamentos e indicativos de autores críticos, tais como Duarte (2001), Gentili (1995), Frigotto (1999), Sacristan (1999), dentre outros. Os resultados apontam que a indisciplina é considerada como um dos maiores obstáculos do cotidiano escolar, impossibilita o coordenador pedagógico de cumprir suas atribuições, dentre elas a formação contínua da equipe pedagógica. Nesse sentido, muito ainda precisa ser feito pelos membros do OBEDUC, os quai sdeveriam ficar mais tempo na escola à disposição dos alunos, professores e coordenadores.

Biografia do Autor

Leni Aparecida Souto Miziara, UEMS

Doutora em Educação: Política e Gestão Educacional - UNESP. Docente da UEMS - Paranaíba e Coord. Pedagógica da rede estadual de MS – Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes. Integrante do GEPPE/UEMS Paranaíba e do Observatório da Violência nas Escolas (OBEDUC).

Juliane Pivetta Ferro

Mestra em Educação - UEMS. Docente da rede estadual de MS e supervisora do Projeto Interdisciplinar - PIBID/UEMS. Integrante do GEPPE/UEMS Paranaíba e do Observatório da Violência nas Escolas (OBEDUC).

Fábio Luiz Leonel Queiroz

Mestre em Geografia - UFMS. Docente da rede estadual de MS. Integrante do GEPPE/UEMS Paranaíba e do Observatório da Violência nas Escolas (OBEDUC).

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Miziara, L. A. S., Ferro, J. P., & Queiroz, F. L. L. (2016). COORDENADOR PEDAGÓGICO: LIMITES E DESAFIOS NO CONTEXTO DO OBEDUC. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 263–276. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3108