I ENCONTRO DE EDUCADORES SOCIAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARANAÍBA/MS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mariana Leal de Souza SEMAS
  • Lucinéia Silva de Freitas SEMAS
  • Simone Silveira dos Santos LBV

Palavras-chave:

Educador Social, Formação Continuada, Prática.

Resumo

A Assistência Social no Brasil é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar, assegurada pela Constituição Federal de 1988. Dessa maneira é fundamental expor e problematizar como ocorre a materialização dos serviços ofertados e o trabalho dos profissionais que a executam. Este texto apresenta um relato de experiência de um grupo de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS realizado com Educadores Sociais da rede socioassistencial da região do Bolsão Sul-matogrossense, que apresenta as demandas percebidas no I Encontro de Educadores Sociais da Assistência Social de Paranaíba-MS.  A partir da observação promovemos uma discussão a respeito da identidade do Educador Social, os desafios para sua prática, bem como as necessidades formativas. Nesse sentido, utilizamos como subsídios teóricos: Paulo Freire (1981, 1994, 1997); Valéria Aroeira Garcia (2010); Moacir Gadotti (2008); Roberto da Silva (1991); José Carlos Libâneo (2001), entre outros. Trata-se de pesquisa qualitativa, com a obtenção dos dados para elaboração deste relato, por meio de observação, registros fotográficos, anotações em diário de bordo e avaliação. Partindo das informações coletadas no evento, foi possível verificar que os profissionais que atuam como educador social está frente a um grande desafio para desempenhar sua práxis no que concerne a necessidade de formação e aperfeiçoamento, tornando-se assim fundamental maiores investimentos nesta área.

Biografia do Autor

Mariana Leal de Souza, SEMAS

Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como Diretora de Departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Paranaíba/MS

Lucinéia Silva de Freitas, SEMAS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Atua como Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Wanderlan Alves Freitas Filho” da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Paranaíba/MS.

Simone Silveira dos Santos, LBV

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Atua Coordenadora na Legião da Boa Vontade (LBV) de Paranaíba/MS.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Souza, M. L. de, Freitas, L. S. de, & dos Santos, S. S. (2016). I ENCONTRO DE EDUCADORES SOCIAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARANAÍBA/MS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 167–180. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3101