O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS NAS CRIANÇAS: o papel do ensino na Teoria Histórico-Cultural

Jimmy Pierre, Maria Silvia Rosa Santana

Resumo


Existem diversas tendências educacionais que discutem o conceito de ensino, algumas partem do pressuposto da independência entre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento; para outras, desenvolvimento é aprendizagem, ou seja, não existe diferença entre os dois conceitos em questão; uma terceira concepção refere-se a uma coexistência entre ambos. Partindo dessas divergências, nos sentimos incentivados a escrever o presente artigo, baseando-nos na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky (1995, 2006), esclarecendo que a aprendizagem embora não seja, em si, desenvolvimento, mas pode promover o desenvolvimento mental, por meio de uma organização correta. Partindo dessa mesma ideia, pretendemos, por meio de uma pesquisa teórica baseada no enfoque histórico-cultural, explicar também o desenvolvimento das funções psíquicas das crianças na idade escolar, baseando nossa compreensão em outros autores que fizeram importantes abordagens em relação a este tema. Considerando o conceito de atividade de Leontiev (1978), por ser o elemento fundamental para o desenvolvimento psíquico, compreendemos também que este processo vem sendo possível por meio da socialização do trabalho. Destacamos a importância da linguagem como elemento mediador para o desenvolvimento das funções psíquicas, ao cumprir uma dupla função, nas quais estabelece a comunicação entre a criança e as pessoas que a rodeiam, para logo se converter num fornecedor de instrumentos fundamentais para o pensamento da criança. Todas essas questões nos levam a discutir o papel do ensino no processo de desenvolvimento das funções psíquicas das crianças, defendendo a relevância da conscientização dos adultos, especialmente os professores, sobre a necessidade da organização da prática educativa a fim de promover o desenvolvimento das funções psíquicas de forma cada vez mais plena e humanizadora.


Palavras-chave


Desenvolvimento psíquico; Processo de ensino e aprendizagem; Mediação; Teoria Histórico-Cultural.

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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719