A PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. Políticas Educacionais. Organismos multilaterais.Resumo
Este artigo, que é parte da dissertação de mestrado intitulada "Trajetórias e percursos escolares de alunos com deficiência intelectual", tem como objetivo realizar uma análise das políticas de educação especial no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, quando se intensifica o movimento pela inclusão escolar. O texto traz uma reflexão sobre as políticas de inclusão escolar e a influência dos organismos multilaterais nessas políticas. Mostra o papel das instituições especializadas que foram criadas no país partir dos anos de 1950 para atender à alunos com deficiência e que, mesmo diante das políticas de inclusão na escola comum, ainda se mantém e fazem parte do "sistema educacional inclusivo", firmando parcerias com o poder público no país. O texto evidencia que a implementação das políticas pertinentes a Educação Especial encontra-se articulada aos ideários, concepções e necessidades históricas específicas da sociedade em determinado período. As iniciativas nacionais de implementação das políticas para a Educação Especial até a década de 1980 delinearam-se em um cenário marcado pela desarticulação de medidas, o que dificultou a escolarização das pessoas com deficiência. Em meados da década de 1990, no Brasil, começam as discussões em torno do novo modelo de atendimento escolar denominado inclusão escolar. A efetivação desse novo paradigma tem gerado muitas controvérsias e discussões que são discutidas neste texto.