¬¬¬¬¬¬O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUC

Autores

  • Marlon Max dos Santos Silveira
  • Raquel Marques Ribeiro dos Santos
  • Elson Luiz de Araujo

Palavras-chave:

Aprendizagem lúdica. Indisciplina. Violência escolar.

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências advindas de um projeto multidisciplinar realizado em uma escola periférica, localizada no município de Paranaíba-MS no âmbito do programa Observatório da Educação/CAPES, “Observatório da violência nas escolas”, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A Experiência contou com a participação dos professores das áreas de artes, língua portuguesa, matemática e física. O projeto surgiu da necessidade de desenvolver melhorias na aprendizagem das aulas de matemática. A princípio, os professores da escola foram convidados para participarem do projeto e da atividade lúdica inicial em que foi explorada a pesquisa e a construção de pipas. Em um primeiro momento foi explorado o filme o “O Caçador de Pipas” sobre as questões ligadas à violência no mundo e a necessidade da manutenção da paz. Os professores fizeram abordagens em suas disciplinas e áreas do conhecimento para a elaboração da atividade, o que possibilitou compreensão e apreensão dos conteúdos, em um contexto multidisciplinar, com envolvimento dos fatos históricos, culturais, identificação de figuras geométricas, plano de simetria, Teorema de Pitágoras, aplicações de cálculos de áreas, ângulos e perímetros. A realização dessa atividade lúdica tornou o ensino mais significativo, potencializou o aprendizado de conceitos interdisciplinares. Destacamos também a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades nas quais a melhoria da relação interpessoal e de amizade entre os alunos e entre esses e os professores, com vistas a propiciar uma relação de respeito, cordialidade, afeto e de pertencimento à instituição escolar. 

Biografia do Autor

Marlon Max dos Santos Silveira

Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente na Rede pública de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul e do Centro integrado SESI/SENAI de Aparecida do Taboado.

Raquel Marques Ribeiro dos Santos

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora, na função de Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil “Lourdes Morais Paiva”.

Elson Luiz de Araujo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Especialização em Educação e em Direitos Humanos  e de Pedagogia da UEMS, Paranaíba MS . Coordenador Institucional do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) e do Grupo de Estudos e Práxis Educacional (GEPPE).

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Silveira, M. M. dos S., Santos, R. M. R. dos, & Araujo, E. L. de. (2016). ¬¬¬¬¬¬O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUC. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 80–90. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3095