¬¬¬¬¬¬O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUC

Marlon Max dos Santos Silveira, Raquel Marques Ribeiro dos Santos, Elson Luiz de Araujo

Resumo


Este trabalho apresenta as experiências advindas de um projeto multidisciplinar realizado em uma escola periférica, localizada no município de Paranaíba-MS no âmbito do programa Observatório da Educação/CAPES, “Observatório da violência nas escolas”, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A Experiência contou com a participação dos professores das áreas de artes, língua portuguesa, matemática e física. O projeto surgiu da necessidade de desenvolver melhorias na aprendizagem das aulas de matemática. A princípio, os professores da escola foram convidados para participarem do projeto e da atividade lúdica inicial em que foi explorada a pesquisa e a construção de pipas. Em um primeiro momento foi explorado o filme o “O Caçador de Pipas” sobre as questões ligadas à violência no mundo e a necessidade da manutenção da paz. Os professores fizeram abordagens em suas disciplinas e áreas do conhecimento para a elaboração da atividade, o que possibilitou compreensão e apreensão dos conteúdos, em um contexto multidisciplinar, com envolvimento dos fatos históricos, culturais, identificação de figuras geométricas, plano de simetria, Teorema de Pitágoras, aplicações de cálculos de áreas, ângulos e perímetros. A realização dessa atividade lúdica tornou o ensino mais significativo, potencializou o aprendizado de conceitos interdisciplinares. Destacamos também a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades nas quais a melhoria da relação interpessoal e de amizade entre os alunos e entre esses e os professores, com vistas a propiciar uma relação de respeito, cordialidade, afeto e de pertencimento à instituição escolar. 


Palavras-chave


Aprendizagem lúdica. Indisciplina. Violência escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719