EDUCAÇÃO INTEGRAL E VIOLÊNCIA DA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação. Integral. Violência. Escola.Resumo
O cenário da crescente violência no ambiente escolar tem sido objeto de preocupação e de frequentes discussões entre educadores, autoridades, organismos internacionais, estudiosos e pesquisadores, entre outros. Sua ocorrência nesse espaço é multifatorial e coloca em risco as funções educacionais básicas (ensino, aprendizagem, desenvolvimento, socialização) e gera sérias implicações aos integrantes desta comunidade. Diante dessa problemática, o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das concepções de educação integral e sua relação com a compreensão de violência da escola, a também denominada violência institucional, como um fenômeno que faz parte do cotidiano da escola e de suas práticas. Parte-se do entendimento de que nos últimos anos a educação brasileira vem sendo desafiada a ampliar seus compromissos com a educação integral, para além do que historicamente vem cumprindo. Considera que a teoria histórico-cultural, Vygotsky e seus interlocutores, concebe o ser humano em sua totalidade, configurado em sua relação social, e pesquisa como o aluno da escola de educação integral é reputado em sua total dimensão. Para a referida análise, foram selecionadas fontes bibliográficas relacionadas à modalidade da educação integral e ao fenômeno da violência institucional, de diversos autores que têm estudado o tema da educação integral brasileira e da violência da escola, artigos científicos e tirinhas acerca do tema veiculadas na Revista Nova Escola. O resultado da pesquisa indica que a educação integral, com suas diversas concepções, faz parte de um processo que está em andamento, que não permite juízos definitivos. Mas é de suma importância que a violência que a escola, como instituição, pratica, permaneça em pauta, para que sejam desenvolvidas e/ou amadurecidas sistemáticas de trabalho conjunto, para a implementação de atitudes positivas à integralidade do sujeito, com ações que levem em conta a integração, a negociação, as relações estabelecidas no espaço escolar, o diálogo e o respeito mútuo.