A HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO NORMAL EM ITURAMA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA PRIMEIRA TURMA (1968-1970)

Autores

  • Milton Junior Marrega UEMS/Paranaíba
  • Adriana Barbosa Oliveira Marrega UEMS /Paranaíba

Palavras-chave:

Escola Normal. Historiografia.Educação.

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa sobre a História do Ensino Normal no Município de Iturama MG. A escolha do tema não foi aleatória, o interesse pelo assunto ocorreu nos estudos realizados durante a participação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado, na condição de alunos especiais, na disciplina de História da Formação e Profissão Docente no Brasil ofertado pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, polo de Paranaíba no primeiro semestre do ano de 2015. Trata-se da comunicação dos resultados da investigação sobre a historiografia acerca da implementação do Ensino Normal especificamente da primeira turma normalista no período temporal de 1968 a 1970. A investigação volta-se a um período anterior a criação da escola e do curso normal, anos de 1962, apontando que através da organização civil e da associação de esforços foi possível pleitear juntos aos órgãos responsáveis o ginasial e em seguida o ensino normal o qual foi responsável pela formação das primeiras professoras que viriam amenizar um dos problemas da educação no que refere-se a instabilidade e rotatividade de professores naquele período.Metodologicamente trata-se de uma investigação bibliográfica e documental com abordagem histórica oral. As fontes foram constituídas, principalmente, por textos legislativos (estadual e nacional), documentos da escola lócus da pesquisa e entrevistas com quatro egressas.O embasamento teórico dessa pesquisa alicerçou-se em autores como Vice

Biografia do Autor

Milton Junior Marrega, UEMS/Paranaíba

Pós-graduando em Educação - UEMS/Paranaíba. Membro do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional – Linha “ Teorias e Práticas Pedagógicas” - Professor da rede particular

Adriana Barbosa Oliveira Marrega, UEMS /Paranaíba

Pós graduanda em Educação -UEMS /Paranaíba, Professora Substituta da Licenciatura de Matemática – UFMS Cpar, Professora da rede estadual mineira. Membro do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional – Linha “ Teorias e Práticas Pedagógicas”

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Marrega, M. J., & Marrega, A. B. O. (2016). A HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO NORMAL EM ITURAMA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA PRIMEIRA TURMA (1968-1970). ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 42–61. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3093