PRÁTICAS DE ENSINO E IDENTIDADES EM UM CURSO TÉCNICO EM INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMS NOVA ANDRADINA

Márcio Palácios de CARVALHO, Danyelle Almeida SARAIVA

Resumo


O presente estudo científico tem por objetivo discutir como os aspectos de identidades culturais que se manifestam no ambiente escolar. Para tanto, selecionamos uma turma do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS campus Nova Andradina. Escolhemos o tema para realizar este estudo porque percebemos que a identidade cultural dos alunos no referido curso está fortemente associadas às práticas do campo, observamos também que parte dos estudantes é filho de agricultores, trabalhadores de fazendas próximas ao IFMS Nova Andradina. As rodas de tereré, as conversas sobre os bailes nas fazendas, as festas de rodeios fazem parte da cultura local. Às vezes, notamos que não há muita interação entre os grupos, principalmente, entre indivíduos que não compartilham as mesmas características identitárias. Com o intuito de contribuir com o ensino e mostrar aos estudantes as vantagens de aprender com o outro, propomos, por meio da criação de jogos didáticos, atividades de integração. Os resultados revelaram que, mesmo com reação negativa divisão dos grupos estabelecida por nós, os alunos perceberam no decorrer do processo a importância de interagir com outros grupos, outras identidades. Diante disso, chegamos à conclusão de que a escola precisa trabalhar em uma perspectiva multidisciplinar para que haja mais interação entre os estudantes.

 

Palavras-chave: Agropecuária. Ensino técnico. Identidades. 


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