O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • A. C. F RODRIGUES UNIGRAN
  • A. A VILELA UNESP

Resumo

A presente pesquisa intitulada “O Papel da Psicopedagogia no Acompanhamento Escolar de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem” tem por objetivo compreender o papel da Psicopedagogia no acompanhamento escolar de alunos com dificuldade de aprendizagem. Para alcançarmos o objetivo de nossa escrita seguimos os seguintes passos: 1. descrever o histórico da psicopedagogia na educação; 2. pontuar o trabalho psicopedagógico de crianças com dificuldades de aprendizagem em um colégio de método montessoriano e; 3. entrecruzar os olhares do serviço psicopedagógico com as ações psicopedagógicas da instituição. A metodologia utilizada é a bibliográfica, acrescida de entrevistas e questionários. A sustentação teórica é dada pelos autores: Almeida & Bazillo (1979), Almeida (2010), Cury (2003), Cortella (2014), Fonseca (2013), Freire (2015), Medeiros (2006), Montessori (2017), Piletti (2013/2016/2017), Scoz (2011), Weiss (2015), dentre outros. A pesquisa traz elementos importantes em relação ao atendimento Psicopedagógico na prática educativa que, reflete nas dificuldades de aprendizagem.

 

PALAVRAS CHAVES: Psicopedagogia; Dificuldades de Aprendizagem; Prática Educativa.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

RODRIGUES, A. C. F., & VILELA, A. A. (2018). O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4955