FORMAÇÃO DO LEITOR: INTRODUÇÃO DE CLÁSSICOS EM HQ’S

Ágatha Martins Avila

Resumo


O presente artigo apresentará a experiência em sala de aula dos acadêmicos de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) executado em parceria com a Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade. A escola é composta por 19 salas de aula com estrutura regular, que abrigam cerca de 1300 alunos oriundos dos Bairros Noroeste, Panorama, Vivendas do Parque e zona rural, bem como do assentamento Estrela e conta com um quadro de 40 professores efetivos e 30 convocados para atender os períodos matutino, vespertino e noturno. O objetivo principal do projeto é aliar teoria e prática buscando introduzir a literatura e formar leitores críticos em diferentes faixas etárias, sendo feito este processo por meio de regências e monitorias. Todavia, em uma instituição periférica em que 58% dos responsáveis pelos discentes da escola não chegaram a completar o ensino médio completo, chegamos ao entendimento que o estímulo aos alunos deve ser redobrado, tornando a tarefa de letramento literário ainda mais difícil. Dessa forma, demonstraremos o desafio de aplicar o letramento literário a essas crianças, utilizando material da biblioteca da escola e o resultado dessa incrível experiência. Alguns dos principais recursos bibliográficos para formação desse artigo foram: o projeto político pedagógico da E.E. Dolor Ferreira de Andrade (2017), Comics and sequencial art (1965), Letramento literário: teoria e prática (2006).

 

Palavras-chave: Letramento. Quadrinhos. Literatura Clássica.

 


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