AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DE EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Edna Célia Barbosa Roque de Souza UEMS
  • Vilma Miranda de Brito UEMS

Resumo

Este artigo apresenta os estudos iniciais da pesquisa sobre “As Políticas de Formação Docente e as Relações Étnico-raciais na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande-MS”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ Unidade de Campo Grande - MS. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições dos programas de formação continuada desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS sobre as questões raciais, principalmente sobre as práticas propostas para serem desenvolvidas nas escolas. Os primeiros estudos desta pesquisa constataram que o negro sempre lutou pelo direito a educação e contra as condições precárias de ensino, e que apesar dos avanços nas políticas públicas no combate ao racismo e do direito a educação que contemple a diversidade cultural do povo brasileiro, alguns fatores ainda impedem a efetivação da educação a favor da igualdade étnico-racial, como a falta de conhecimento da história do negro e o reconhecimento da necessidade de ressignificação e de valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira.

 

Palavras-chave: Educação. Étnico-Racial. Políticas Públicas. Formação-docente.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Souza, E. C. B. R. de, & Brito, V. M. de. (2018). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DE EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4895